Aconteceu...: apresentação de vinhos da DOC italiana Friuli Isonzo



Friuli
Friuli (clique na imagem)
Na tarde dessa segunda feira, 23 de abril, conferimos a apresentação de produtores da zona DOC Friuli Isonzo, em evento na Confraria Carioca do nosso amigo Duda Zagari.
 
É a primeira vez que produtores dessa zona DOC italiana apresentam os seus vinhos no Brasil.


De acordo com a literatura especializada, o Friuli, região do extremo nordeste da Itália, possui reputação internacional por seus brancos secos, vivos e francos, e seus tintos frescos e aromáticos. A DOC Friuli Isonzo fica no sudeste do Friuli e produz tintos aromáticos e brancos delicados. As modernas técnicas de produção valorizam as características da uva. Os brancos costumam não passar pela fermentação malolática e nem envelhecem em madeira, daí o seu frescor e vivacidade.
No evento tivemos a oportunidade de degustar um espumante (muito leve da casta Ribolla Gialla, vinícola Lorenzon) além de tintos (das castas Refosco dal Peduncolo Rosso e Pinot Nero) e brancos (das castas Malvasia, Chardonnay e Pinot Grigio) dos produtores Tenuta Villanova, Renzo Sgubin, Ronco del Gelso, Tenuta Luisa, Masùt da Rive e Drius

Nossa impressão geral sobre os vinhos: leves, refrescantes, com pouca madeira no caso dos tintos e nenhuma nos brancos. Vinhos agradáveis para serem bebidos jovens, sem estrutura para guarda.

Mais uma apresentação está marcada para o dia 27 de abril para os associados da ABS-Rio.

Em tempo, para acompanhar os vinhos havia uma seleção cuidadosa de frios e pães, muito apreciada por todos. Parabéns aos organizadores do evento!

Veja aqui mais detalhes sobre a região DOC Friuli Isonzo. 

Vinhos brancos
Vinhos brancos







Vinhos tintos
Vinhos tintos


Comentários