Degustação: Sankt Gallen Weissbier cerveja super premium

Sankt Gallen - Weissbier
Sankt Gallen - Weissbier


Quando se está em pleno calor carioca (exatos 37,5oC!! ao meio dia deste domingo 15 de abril), nada melhor do que se refrescar com uma boa cerveja...


Uma imagem que me vem à mente é a daqueles filmes norte americanos com cenas no sul ou nas Américas Central ou Latina, onde as pessoas suando em bicas, em bares escuros, apenas com o alento de um ventilador de teto, se refrescam com...cerveja!

Bem, deixando o estereótipo de lado, faz um dia lindo aqui no Rio e a cerveja que escolhemos foi a St. Gallen Weissbier, que é mais uma cerveja super premium da cervejaria Therezópolis, com já vimos aqui.

As cervejas de trigo, muito consumidas durante o verão europeu, merecem um cuidado especial antes mesmo de se abrir a garrafa. A efervescência típica requer que ela seja previamente adormecida em baixa temperatura, para proteger os aromas e sabores. Seguindo a orientação, mantivemos a St. Gallen no freezer por alguns minutos até alcançar a temperatura de 4oC sugerida pelo fabricante. Abrimos logo em seguida.

Dicas para obter o máximo de sabor: Antes de servir, o copo deve ser levemente molhado internamente para favorecer a criação de espuma. A cerveja deve escorrer lentamente pelas paredes internas sem produzir espuma, até três quartos da altura do copo. Em seguida, é necessário agitar a garrafa para que o líquido restante colete os últimos resíduos de levedo. Essa mistura deve ser então adicionada ao copo, formando o colarinho branco, típico desse estilo de cerveja.

Notas da degustação:
O que primeiro chamou a atenção na Sankt Gallen Weissbier foi a bela cor amarelo âmbar, à qual a turbidez (as cervejas de trigo não são filtradas) acrescentou um toque de caramelo.
Seguimos a temperatura recomendada pelo fabricante para degustação (4ºC). Aparência: cor amarelo âmbar, turva, espuma branca, cremosa, abundante e com boa efervescência (bolhas pequenas).
Aroma: agradáveis aromas de maçã vermelha e banana.
Na boca: leve, refrescante, com notas de frutas frescas, leve toque maltado.
Final extremamente agradável, com ligeiro amargor. Vale a pena!
Teor alcoólico: 5,5% vol.
R$ 18,00


Fonte consultada para esse post:

Ronaldo Morado. Larousse da Cerveja. Larousse do Brasil. 2009

Comentários