Notícias da enosfera: Robô viticultor


Wall-e
Wall-e da Pixar
É impressionante a criatividade dos inventores e a rapidez com que acontecem os avanços tecnológicos nos mais diversos campos. Algumas vezes, tais avanços podem agravar algumas crises, principalmente quando envolvem a substituição de mão-de-obra.


Pois não é que vem da França a mais recente novidade enotecnológica? Justo no país que defende com unhas e dentes os métodos mais tradicionais da vitivinicultura e vem enfrentando altas taxas de desemprego, o inventor Cristophe Millot criou um robô – Walle-Ye - movido à energia solar, para ajudar na produção vitivinicola. O brinquedo de luxo está em fase de testes em vinhedos na França até que seja concedido o registro de patente. A semelhança com  nome do robô do filme Wall-E será mera coincidência ou falta de imaginação? Atenção Estúdios Pixar!!

O inventor Millot disse que a ideia para o Wall-Ye surgiu em 2009 enquanto visitava o vinhedo de Ardèche, da Maison Louis Latour. O diretor estava frustrado de não ter mão de obra para lidar com as vinhas. 

O robô possui 50,8 cm de altura e 61 cm de largura e poda 600 vinhas por dia, além de remover insetos e brotos desnecessários. Trabalha em temperaturas entre -40 e 85oC e funciona com um GPS para não ultrapassar os limites do vinhedo.

Se a moda pega, as famílias que trabalham nos campos enfrentarão dificuldades.
O que vocês acham da substituição de mão-de-obra humana por robôs? Comentem aqui no ‘Idas e vinhas...’

Encontramos um vídeo da engenhoca no Youtube (confiram!), e ela nos pareceu um tanto desajeitada.....



Fonte consultada para esse post:
Site da Revista Adega. 13 de abril de 2012.

Comentários