Vinho como inspiração: Nespresso lança café de colheita tardia


Cerejas do café Arabica Castillo
Cerejas do café Arabica Castillo
Quando degustamos um vinho, expressamos nossas sensações por meio de adjetivos referentes à nossa memória olfativa, tais como flores, frutas, especiarias, chocolate, café. Isso acontece porque durante o processo de vinificação são formadas substâncias quimicamente idênticas a esses aromas que temos na memória.


O aroma de café, por exemplo, é um dos mais agradáveis que já sentimos nas degustações. Surgiu em grandes vinhos produzidos tanto no velho mundo (o espanhol El Picón) quanto no novo (o chileno Almaviva), sendo formado quando se utilizam barricas de carvalho com médio grau de tostagem para a fase de estabilização.

Reforçando essa agradável relação, a Nespresso (marca de café gourmet da Nestlè) acaba de lançar a edição limitada do Grand Cru NAORA late harvest, produzido a partir de técnicas inspiradas no processo de fabricação de vinhos.

Estágios de maturação das cerejas de café
Estágios de maturação das cerejas
Produzido em parceria com a Federação Nacional de Produtores da Colômbia, a variedade escolhida foi o Arabica Castillo. É uma das raras variedades que pode alcançar um avançado estágio de maturação ainda enquanto está no galho, possibilitando o desenvolvimento de aromas especiais. O grande desafio foi determinar o tempo exato para colher as cerejas (daí vem a inspiração para o nome do café: uma combinação do inglês “now” e o espanhol “ahora”). Esse processo resulta em um café com notas de mirtilos e cassis, também encontradas em vinhos tintos.

Assim que estiver disponível para o mercado brasileiro (provavelmente na próxima semana), nós aqui do 'Idas e vinhas...' faremos nossa encomenda e partilharemos a experiência com vocês aqui no blog.

Confira (aqui) o belo vídeo mostrando todo o processo de produção do Naora.

Naora Limited Edition
Naora Limited Edition 2012

Comentários