Provamos e aprovamos o Concerto Lambrusco Reggiano DOC 2010


Concerto Lambrusco Reggiano DOC
Concerto Lambrusco Reggiano DOC
Quando li o post “Veja como foi o evento dos tops italianos” do meu amigo Mario Trano (MondoVinho), dentre os vários vinhos que me chamaram a atenção foi o Lambrusco Concerto do produtor Medici Ermete.

 Quando se fala em Lambrusco no Brasil, estamos acostumados a encontrar vinhos adocicados e de baixa qualidade. Não é o caso deste vinho, que é oriundo da melhor região produtora de Lambruscos (Emilia Romagna). A casta utilizada é a Lambrusco Salamino. O Concerto Lambrusco Reggiano é um tinto seco, frisante e de fermentação natural.

Devemos lembrar que todo Lambrusco deve ser bebido enquanto jovem para não perder todo o seu frescor, aromas e sabores. Não é um vinho de guarda.

Como sou curioso com relação a este vinho, perguntei ao Mario qual era a importadora que o representava aqui no Brasil. E assim foi, encomendei e levou 20 longos dias para a sua chegada. Mas o que importa é que a espera valeu a pena.

O Concerto mostrou-se surpreendentemente elegante e estruturado para o gênero. Cor entre violeta e rubi, com boa efervescência e delicados aromas frutados embora não muito persistentes. Na boca é seco, de médio corpo e frutado.

Um vinho leve e de verão que harmonizou perfeitamente com camarões flambados e filé de tilápia com cebola e alho caramelizados em redução do próprio Lambrusco.
Camarões flambados
Camarões flambados
 
A importadora que traz Concerto Lambrusco Reggiano DOC 2010 ao Brasil é a Decanter e o seu valor é de R$59,39.

Comentários

  1. Acostumado a a tomar excelentes Lambruscos tintos secos na Emilia Romagna, tenho dificuldades para encontrá-los no Brasil. O que achei na Decanter foi um Medici Ermete que me deixou apreensivo, pois nas características organolépticas aparece a palavra 'doce'. Fugi. O preço tampouco é muito convidativo, se levar em conta que lá, o máximo que se paga por um bom Lambrusco Grasparrossa ou Salamino é de até 6 Euros. Alguma dica adicional? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, obrigado pelos comentários e pela visita ao site.
      O Lambrusco é um vinho subestimado e é uma pena que mais de 95% dos que chegam ao Brasil são de qualidade duvidosa, aqueles que encontramos nos supermercados.
      Outro ponto é o preço, como você falou, um excelente Lambrusco lá custa 6 euros e se chegar aqui, certamente estará acima dos R$100. Lamentável!
      Atualmente é so conheço a Decanter como sendo a importadora que ainda traz ao BR os rótulos do Medici Ermete, sendo o Concerto o top. Ele é muito bom, seco e fresco.
      A Casa Flora também importava os de um Excelente produtor: Chiarli e Figli com o Lambrusco di Sorbara Premium Vecchia Modena (seco também). Tenho saudades dele!
      http://www.chiarli.it/showPage.php?template=vini&id=10#

      Excluir

Postar um comentário