Agenda: Vinhos orgânicos e biodinâmicos no projeto Degustando no Espaço



Clique para ampliar
A oferta de produtos orgânicos vem se diversificando e está cada vez maior nas prateleiras dos supermercados. Estávamos acostumados a encontrar apenas legumes, verduras, geléias e sucos caseiros orgânicos, produtos da agricultura familiar. Mas agora são dezenas de produtos e, entre eles, um muito importante: Vinho!

Para quem se interessa pelo assunto, no próximo dia 08 de Outubro estaremos conduzindo uma degustação sobre o tema no Espaço Ideal Eventos - RJ.


O princípio da produção orgânica é promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Tem como princípios não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.

Selo Orgânico Brasil
No Brasil, os produtos orgânicos devem seguir um esquema de certificação própria que é coordenada pelo Ministério da Agricultura - o Selo Orgânico Brasil .

Também começamos a nos deparar com a expressão: Vinho Biodinâmico. Mas o que significa uma produção biodinâmica?



calendário biodinâmicoA biodinâmica é uma linha filosófica desenvolvida pelo filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner (1861-1925). Seus princípios básicos (são três) consideram a terra um ser vivo, com um balanço de nutrição natural, e por isso a intervenção humana deve ser mínima. Também considera os ciclos e ritmos da natureza no trato das plantações, observando o calendário biodinâmico. 





preparações biodinâmicas. Galeria de fotos www.emiliana.clAs vinhas também são tratadas com preparações biodinâmicas, insumos naturais que buscam fortalecer o vínculo entre os reinos vegetal, animal e mineral.

Filosofias à parte, há um conceito bastante concreto na base das produções orgânicas e biodinâmicas: a sustentabilidade, e muitas vinícolas começam pelas práticas sustentáveis e então iniciam o processo de transição para a produção orgânica.





Confiram abaixo os detalhes para as inscrições, que se encerram no dia 03 de Outubro. 

Clique na imagem abaixo para ampliar:



Comentários