Idas e Vinhas Wine Club

domingo, 2 de setembro de 2012

Inspiração Chilena - Koyle Royale Carménère 2009



Koyle Royale Carménère 2009

Os vinhos chilenos alcançaram uma inegável posição de destaque, resultado do avanço que sua vitivinicultura vem experimentando mais expressivamente desde a década de 80 (do século passado, é, realmente o tempo passa muito rápido...). Além da qualidade, a relação custo-benefício é muito boa, tornando-os ainda mais atraentes.

O vinho que escolhemos hoje foi o Koyle Royale Carménère 2009, produzido pela Viña Koyle no setor de Los Lingues, no Vale do Colchagua.


créditos: Casa Silva - galeria de fotosA Carménère é a casta assinatura do Chile, onde encontrou o terroir perfeito para se desenvolver e resultar em excelentes vinhos muito fáceis de beber. Ela é muito apropriada para a produção de varietais e confere ao vinho aromas de frutas vermelhas escuras e especiarias, além de taninos suaves na medida certa.


créditos: Viña Koyle - galeria de fotos
A Viña Koyle foi fundada em 2006 pela família Undurraga, que possui tradição vinícola desde 1885. Outra particularidade é que a Koyle pratica a vitivinivultura biodinâmica, uma série de técnicas que, além da produção orgânica, busca métodos sustentáveis em todo o processo de cultivo, produção e manutenção dos vinhedos, respeitando os ciclos da Natureza.



Vamos ao que interessa, o vinho!!

Cor púrpura muito escura, bonita e brilhante, típica da Carménère. No nariz, os aromas mais marcantes foram os de frutas vermelhas escuras e pimenta. A madeira (o vinho passa 18 meses em barricas de carvalho francês) não apareceu de forma exagerada, foi mais percebida na  boca do que no nariz.

Na boca, bom corpo, bastante equilibrado e com taninos suaves na medida certa. Um vinho de qualidade superior, fácil e agradável de beber. Pela excelente qualidade consideramos um vinho de muito bom custo-benefício (a linha Royale é a top da Viña Koyle, R$ 76,50 na Grand Cru).

Nota: 91. Excelente. Um vinho de estilo superior.

O Rótulo
Vinho: Koyle Royale Carménère
Tipo: Tinto
Castas: Carménère 85%, Petit Verdot 8%, Malbec 7%
Safra: 2009
País: Chile
Região: Les Lingues, no Alto Colchagua.
Graduação: 14,5%
Preço Médio: R$ 85,00.
Temperatura de Serviço: 16ºC, após 30 minutos no decanter.


EmpanadasPara acompanhar o vinho e seguindo o tema Chile, preparamos empanadas de carne. Ficaram ótimas!
Veja aqui um de nossos posts sobre o Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...