Provamos e aprovamos... Laura Hartwig Cabernet Sauvignon Reserva 2008



Viña Laura HartwigNos últimos dias estamos selecionado algumas vinícolas chilenas que queremos conhecer e uma amiga enófila indicou a Viña Laura Hartwig. É uma vinícola boutique, familiar, que oferece um tour muito original que inclui um passeio de charrete pelas vinhas.


Iniciando o aquecimento para a viagem, fomos à Lidador do Shopping Rio Sul e, atendidos pelo sempre atencioso Fábio, encontramos o Laura Hartwig Cabernet Sauvignon Reserva 2008 .

A vinícola foi fundada em 1990 e está localizada em Santa Cruz, no Valle de Colchagua e possui 80ha de vinhedos que se dividem em Cabernet Sauvignon, Merlot, Carménère, Syrah, e Petit Verdot e a sua capacidade de produção anual é de 300 mil litros de vinho.

A elaboração dos vinhos fica por conta do enólogo Renato Czischke, que já passou pela Errázuriz.

A vinícola produz 5 rótulos, sendo o Mistura Gran Reserva o ícone, elaborado a partir de Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot e Syrah. As videiras têm 28 anos e o potencial de guarda do vinho, segundo o produtor, é de 15 anos.

O que provamos é o Cabernet Sauvignon Reserva 2008, considerado o top dentre os varietais (há também o Chardonnay, Merlot e Carménère). Também produzido a partir de vinhas velhas (27 anos) e com potencial de guarda de 10 anos. A produção é cuidadosa, as uvas são selecionadas após a colheita e 75% do vinho é mantido em barricas de carvalho francês e americano durante 14 meses.

Laura Hartwig Cabernet Sauvignon Reserva 2008
Laura Hartwig Cabernet Sauvignon Reserva
Notas de degustação:

A cor estava rubi, caminhando para o granada e com ótimo brilho.
No nariz, complexo, apresentou notas de frutas vermelhas frescas (embora já com 4 anos), um pouco de pimenta preta, canela e alguns aromas de evolução.
As notas de frutas vermelhas e a pimenta foram confirmadas na boca. Os taninos estão presentes, a acidez e o álcool são equilibrados demonstrando que o vinho tem bom corpo e alguns anos de vida pela frente.

A nossa nota foi 88. É um vinho bastante agradável mas não excepcional, o que, para nós, prejudica seu custo benefício (R$74,00) para ser bebido no dia a dia.

Mas pode ser um belo presente, o rótulo é muito bonito e original, retratando a própria Laura quando jovem.

Comentários