Provamos e aprovamos o Columbia Crest "H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon"


Ontem degustarmos um excelente vinho produzido na região de Columbia Valley em Washington, na costa Oeste  dos Estados Unidos. Estamos falando do "H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon 2009" da Columbia Crest Winery.



Columbia Valley é a maior apelação do estado de Washington para o cultivo de uvas. O clima é continental e semi desértico, devido à barreira à umidade criada pela Cascade Range. 

Cascade Range (ou Cascades ) é uma grande cadeia de montanhas do oeste da América do Norte, que se estende do sul da Colúmbia Britânica através de Washington e Oregon a norte da Califórnia.


O rio Columbia corta a zona e os solos são arenosos.

Os vinhedos da Columbia Crest começaram a ser plantados em 1978. 

Em 1984 foi oficializada a AVA (American Viticultural Area) Washington Columbia Valley, e nesse mesmo ano o seu primeiro vintage de Merlot foi comercializado. Os vinhedos da Columbia Crest estão localizados na AVA Horse Heaven Hills, uma subregião da AVA Washington Columbia Valley com uma denominação exclusiva para esta vinícola.


Horse Heaven Hills

Em pouco tempo a vinícola se tornou famosa tanto pela fabricação artesanal de pequenos lotes de vinhos de qualidade superior quanto de vinhos para o dia a dia muito apreciados pela população local.

Columbia Crest


Desde 2003 a elaboração dos vinhos é de responsabilidade do jovem e competente enólogo argentino Juan Muñoz Oca e a safra de 2005 do Cabernet Sauvignon Reserva foi considerado em 2009 "O Vinho do Ano" pela revista americana Wine Spectator. O vinho foi o escolhido dentre uma seleção de 17.000 rótulos degustados pelos jurados. Em 2011 a vinícola recebeu o prêmio de "A Vinícola do Ano" pela Wine & Spirit Magazine.

Vamos ao vinho...

H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon

Pela sua cor purpura logo percebemos que se tratava de um vinho jovem e chegamos a pensar que talvez ele ainda não estivesse pronto.

No nariz estava bastante frutado, adocicado, algumas notas de especiarias como canela e tomilho e um leve e agradável tostado.

Já na boca confirmou o seu médio corpo e os aromas tostados, canela e especiarias. O álcool, os taninos e acidez estavam na medida certa, conferindo ótimo equilíbrio.

O H3 foi parte de uma excelente seleção de vinhos norte-americanos que apreciamos juntamente com nossos amigos e confrades em uma noite muito agradável. 




O Rótulo
Vinho: Columbia Crest "H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon"
Produtor: Columbia Crest
Castas: 97% Cabernet Sauvignon, 2% Merlot e 1% Cabernet Franc
Safra: 2009
País: Estados Unidos
Região: Horse Heaven Hills, Columbia Valley, Washington
Graduação: 14,5%
Nota Wine Spectator: 90
Preço: R$94,00 

Vale lembrar que a Columbia Crest faz parte do grupo do Château Ste. Michelle cujos Syrah 2009 e Cabernet Sauvignon 2009 também fizeram bonito na noite de ontem (06/10/2012).


Columbia Crest - H3 Horse Heaven Hills Cabernet Sauvignon
Mais uma noite memorável (clique para ampliar)


Comentários

  1. Olá Ana e Alexandre!
    Somos a Adega dos 3, uma nova importadora de "garagem"!
    Somos seguidores do vosso blog, gostaríamos de ter o vosso mail para nossa base de dados e contatos futuros.
    Obrigado!
    nuno@adegados3.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno!
    E-mail enviado.
    Obrigado pelo seu contato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário