Aconteceu...Degustação de vinhos portugueses do Dão


Vinhos do DãoSexta-feira passada (23/11/2012) participei de uma degustação de vinhos da região portuguesa do Dão destinada a profissionais e promovida pela Revista de Vinhos de Portugal e ABS Rio.

A breve apresentação sobre as características da região ficou por conta do diretor da ABS Rio Euclides Penedo Borges e o responsável por apresentar os vinhos foi o diretor da Revista de Vinhos de Portugal, Luis Lopes. 

Foram apresentados 12 vinhos, sendo 3 brancos 100% da casta Encruzado, um rosé 100% Touriga Nacional e 8, tintos sendo 4 deles 100% Touriga Nacional e os outros feitos com cortes de outras castas.

A famosa região vinícola do Dão foi demarcada em 1908. Concorre com o Douro na elaboração dos melhores tintos do Norte do país. Situa-se na província de Beira Alta. Várias serras protegem-na dos ventos marítimos e continentais, dentre as quais sobressai a Serra da Estrela. O clima tem influências atlânticas. Os solos são graníticos e acidentados. As videiras situam-se predominantemente em altitudes que vão dos 400 aos 700 metros.

As melhores castas e as únicas permitidas nos vinhos da categoria nobre são as tintas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen e Rufete. As brancas equivalentes são a Encruzado, Bical, Malvasia Fina, Cercial e Gouveio (ou Verdelho).

A grande maioria da produção destina-se aos tintos, que são mais conceituados que os brancos,  e apresentam tipicamente cor rubi, são elegantes, aveludados, complexos e muito longevos. Já os brancos são de cor amarelo palha, leves e frescos, com sabor frutado e aromas suaves.

O Dão tenta se libertar das amarras que por muito tempo o impediram de demonstrar todo o seu potencial. Até pouco tempo, quase toda a sua produção provinha de cooperativas, o que o tornava mediocremente nivelado. Ainda hoje as cooperativas respondem por 60% da produção. Apenas recentemente começou a surgir uma série de vinhos de quinta, isto é, de vinhedos específicos, de alta qualidade.

Vamos aos vinhos...


Vinhos do Dão
As 12 taças
1. Quinta do Cerrado – Dão Branco Encruzado 2009 (100% Encruzado)
A Encruzado é, por excelência, a melhor casta branca da região do Dão. Os vinhos elaborados a partir da Encruzado necessitam de alguns anos de descanso em garrafa para melhor expressar as suas características.

Este exemplar apresentou notas de laranja e limão cristalizados. Excelente mineralidade e acidez.
Quinta do Cerrado – Dão Branco Encruzado 2009

2. Quinta de Pinhaços - Dão Branco Encruzado 2010 (100% Encruzado)
Os vinhedos deste produtor são mais vigorosos e antigos e estão a 600m de altitude.
Bastante elegante, com agradáveis frescor e mineralidade. Com final de boca longo.
Quinta de Pinhaços - Dão Branco Encruzado 2010

3. Quinta da Fata - Dão Branco Encruzado 2010 (100% Encruzado)
Fermentação exclusiva em inox e bâttonage por 5 meses.

Bastante floral, (notas de lírios e flor de laranjeira) e um leve toque de lichias. Boa acidez e muito mineral.
Quinta da Fata - Dão Branco Encruzado 2010

4. Quinta da Giesta – Dão Rosé (100% Touriga Nacional)
Os rosés feitos da Touriga Nacional costumam ser bastante florais e este exemplar não foi diferente. Muita violeta, morangos e framboesas. Ligeiramente encorpado e marcado pelos frutos vermelhos. Boa persistência e leve amargor no final.
Quinta da Giesta – Dão Rosé

5. Vasco da Gama – Dão tinto 2006 (Touriga Nacional, Jaen, Tinta Roriz e Alfrocheiro)
Ótimo vinho para o dia a dia. Taninos leves, bom frescor e altamente gastronômico.
Vasco da Gama – Dão tinto 2006

6. Quinta do Carvalhão Torto – Dão Tinto 2005 (Jaen e Alfrocheiro)
A quinta do Carvalhão Torto fica situada no centro geográfico da Região Demarcada do Dão. Estando de posse da família há mais de meio século, sempre se dedicando à viticultura.
A produção de vinhos próprios teve início em 2004 com o investimento realizado em uma moderna unidade de vinificação. O início da comercialização teve lugar em finais de 2006 com a marca “Quinta do Carvalhão Torto”.

Apresenta cor rubi, aromas de frutas vermelhas, menta e tostado com um ligeiro aroma de café. Os taninos são suaves e a acidez equilibrada.
Quinta do Carvalhão Torto – Dão Tinto 2005

7. Cabriz – Dão Tinto Reserva 2008 (Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz)
Estas 3 castas formam o corte tradicional da região do Dão.
A palavra reserva nos rótulos dos vinhos tintos do Dão significa que o vinho estagiou por no mínimo 24 meses em barricas de carvalho. No caso dos brancos, o período em barrica é de 12 meses.

Belo vermelho granada, aromas de frutas do bosque, flores, e notas defumadas. Na boca é elegante, fresco, equilibrado, suntuoso e com bom potencial de guarda.
Cabriz – Dão Tinto Reserva 2008

8. Casa de Mouraz – Dão Tinto 2010 (Touriga Nacional 30%, Tinta Roriz 30%, Jaen 20%, Alfrocheiro 10% e Água Santa 10%) – Vinho Orgânico
A casta Água Santa é uma das castas tintas autorizadas para a VQPRD Bairrada. É uma casta híbrida resultantes do cruzamento das castas Touriga Nacional e Piriquita.
As uvas são provenientes de várias parcelas da vinha com idade média de cerca de 30/40 anos, com solos graníticos, orientação privilegiada ao sul e altitudes médias de 300/400m, situadas na zona de Mouraz, Conselho de Tondela. As vinhas são cultivadas de acordo com as regras da agricultura biológica desde o início dos anos 90, sem utilização de herbicidas e agrotóxicos, sendo certificadas pela ECOCERT PORTUGAL. Desde 2006 que se utiliza também o método de trabalho biodinâmico, com utilização dos preparados biodinâmicos e demais práticas de cultivo.

Aromas intensos de frutos vermelhos maduros, ameixas e alecrim, com notas de chocolate. Na boca mostra um caráter vivo, com taninos firmes bem maduros e de longo final.
Casa de Mouraz – Dão Tinto 2010

9. Quinta do Perdigão – Dão Tinto 2006 (100% Touriga Nacional)
Este vinho recebeu medalha de ouro no “Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados – Santarém 2010”.
O exuberante e aromático Quinta do Perdigão Touriga Nacional foi eleito "O Grande Tinto do Dão" no prestigiado concurso "Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor". Esta nova versão é uma das melhores já produzidas, mostrando excelente complexidade e elegância, além de todo caráter da emblemática Touriga. Já foi indicado entre os 15 melhores vinhos de Portugal por João Paulo Martins.

Bela cor granada. Notas de frutas silvestres, framboesa, morango, vegetal pimenta do reino e eucalipto. Taninos aveludados, boa acidez e de final longo.
Quinta do Perdigão – Dão Tinto 2006

10. T-Nac’ 08 – Dão Touriga Nacional 2008 (100% Touriga Nacional)
Aromas de café, baunilha e tomilho. Encorpado, com boa acidez, taninos polidos, muita elegância, longo e fresco.
T-Nac’ 08 – Dão Touriga Nacional 2008

11. Quinta dos Roques – Dão Tinto Touriga Nacional 2008 (100% Touriga Nacional)
Considerado por muitos como um dos melhores “Touriga” do Dão. E realmente é muito bom mesmo!!

Aromas característicos da casta. Frutos vermelhos (framboesa e morango), flores silvestres, um leve tostado, um pouco de menta e louro. Vinho de grande complexidade e elegância. Na boca sente-se a sua juventude, graças a sua adstringência. Vinho de guarda. Daqui a 20 ou 30 anos ainda estará melhor.
Quinta dos Roques – Dão Tinto Touriga Nacional 2008

12. Pedra Cancela - Dão Tinto Touriga Nacional 2010 (100% Touriga Nacional)
Para mim, o melhor vinho da degustação. O que melhor representou as características da casta.

No nariz, um leve toque de madeira e coco queimado, baunilha e frutas maduras e chocolate. Na boca é macio, com bom corpo, e de final longo.
Pedra Cancela - Dão Tinto Touriga Nacional 2010


Literaturas pesquisadas para este post:
Os segredos do Vinho para Iniciantes e Iniciados – José Osvaldo Albano do Amarante
Guia de Castas – Jancis Robinson
Revista Vinhos de Portugal

Comentários

Postar um comentário