Estudo indica que pessoas que bebem com responsabilidade são mais felizes


Conheço muitos que, após lerem o titulo da matéria, vão falar: “Ah! Disso eu já sabia!”, mas vamos ver o que diz a matéria publicada recentemente pela revista americana Wine Spectator.





De acordo com estudos realizados com canadenses de meia idade, consumir bebida alcoólica regularmente e de forma responsável está diretamente ligado com a melhoria da saúde e do bem estar. O estudo observou que aqueles que ingeriam bebidas alcoólicas diariamente se sentiram mais felizes se comparados com os que bebem socialmente e os abstêmios.

A pesquisa foi publicada recentemente na edição do Journal of Studies on Alcohol and Drugs. O estudo foi realizado na universidade americana de Portland com a ajuda de pesquisadores dos centros de saúde de Quebec e Ontário. 5.400 canadenses participaram da pesquisa durante 14 anos.

Os voluntários raramente mudaram seus hábitos de consumo de álcool durante o período da pesquisa. A quantidade de álcool ingerida foi razoável, sendo de até 21 unidades por semana para homens e 14 para as mulheres (a unidade corresponde a uma taça de vinho com 150ml). Os pesquisadores acompanharam as questões de saúde e preencheram questionários a fim de quantificar a disposição geral e emocional dos voluntários. Por exemplo, os participantes relataram “com que frequência se sentiram tão tristes a ponto de nada animá-los" e “tudo é muito difícil”. Os resultados foram convertidos em uma fórmula onde 1,0 é perfeitamente saudável e 0,36 quando há alta incapacidade emocional.

A média dos bebedores moderados foi de 0,89 pontos, enquanto que os que bebem socialmente pontuaram 0,74. Os abstêmios 0,78 e os que bebem além da conta 0,86. Nenhum dano a saúde dos consumidores moderados foi constatado durante o experimento.

Os pesquisadores dizem que os resultados são importantes porque o estudo monitora o consumo de álcool de pessoas de meia idade em diante, “na verdade, se alguém consumiu álcool de forma moderada a partir da meia idade em diante se beneficiou”, acrescentam.

No entanto, eles dizem que o estudo não foi feito para incentivar o consumo de álcool em benefício da saúde. Ok, mas para nós é, no mínimo, uma boa notícia!



Comentários