Provamos e aprovamos o “Craggy Range Pinot Noir 2009 Te Muna Road Vineyard”



Havia aproximadamente um ano que ele estava repousando em nossa adega até chegar a oportunidade para degustá-lo. E este dia chegou – domingo 27/10/2012.






Mapa do vinho
Mapa do vinho (Clique para ampliar)
A Nova Zelândia é um país de clima temperado frio, é formado basicamente por duas grandes e estreitas ilhas: a Ilha Norte e a Ilha Sul. Com fortes influências oceânicas, os vinhedos situam-se quase todos na costa oriental dessas duas ilhas, no Pacífico, para protegê-los dos ventos ocidentais vindos do mar da Tasmânia. As vinhas são aquecidas pela luz solar do dia e resfriadas à noite pelas brisas marítimas. A exceção é a região de Central Otago, cujo clima é continental, de verões quentes e invernos bem frios. A Ilha Sul apresenta, de forma geral, clima mais frio do que o da Ilha Norte. É também a Nova Zelândia o país vinícola com os vinhedos mais meridionais (ao Sul) do mundo.

As três maiores regiões são Marlborough, Hawkes Bay e Gisborne, que de acordo com dados de 2008 totalizam, 78% da superfície vitícola total do país.

Os vinhedos da Craggy Range estão localizados na Ilha Norte, em Hawkes Bay. E também há uma parcela de vinhedos localizados em Martinborough chamados de Te Muna Road Vineyard.

Rio Ngaruroro

Hawkes Bay é a segunda região que mais produz uvas na Nova Zelândia, depois de Marlborough, com 4.899 hectares, respondendo por 17% do total. A zona de vinhedos espalha-se em volta de Napier, a cidade mais importante da Hawkes Bay Region, na parte centro-leste da Ilha Norte.

Rio Ngaruroro

Em 1876, grandes enchentes varreram a região de Hawke Bay. Quando elas cessaram, o rio Ngaruroro mudou o seu curso e um rastro de cascalho foi deixado para trás dando origem a um belo vale ideal para o cultivo de videiras. Craggy Range possui 100ha de vinhedos neste vale. 
Craggy Range Winery - Créditos PhillipC
Craggy Range Winery from Te Mata Peak, Hawkes Bay, New Zealand - Créditos PhillipC
Craggy Range Pinot Noir 2009 Te Muna Road Vineyard
Vamos ao vinho...

Cor muito bonita, vermelho granada e bastante brilhante. No nariz aromas de frutos do bosque, morangos e cerejas, algum tempero e especiarias como louro e erva doce, um pouco de musgo e sous bois. Na boca é estruturado e os aromas de frutos do bosque foram confirmados. Os taninos e a acidez são agradáveis e o fim de boca é persistente.

Nossa nota: 92
WS 91

As principais características dos vinhos neozelandeses estão na intensidade de sabores de frutas e a refrescante acidez.

É um excelente exemplar de Pinot Noir do Novo Mundo porém o seu preço não é nada convidativo (R$212,00).

Craggy Range

Craggy Range

Craggy Range

Craggy Range

Craggy Range

Craggy Range


Craggy Range


Literaturas pesquisadas para este post:

Os Segredos do Vinho – José Osvaldo Albano do Amarante
Larousse do Vinho

Comentários