Sommeliers on Film


Somm
Somm é um documentário que relata a jornada de quatro candidatos ao título de Master Sommelier Diploma e estreou esta semana no Napa Valley Film Festival.





O documentário deixa claro que os candidatos ao titulo de Master Sommelier são mais do que dedicados à sua profissão. Eles são obcecados.

Somm relata o dia a dia de estudos de quatro sommeliers que farão as provas para Master Sommelier, bem como o dia da prova e o resultado final. O diretor Jason Wise foca na química entre os quatro amigos Brian McClintic, Dustin Wilson, Proctor Flynn e Ian Cauble.

Até hoje, menos de 200 pessoas no mundo tem o título de Master Sommelier e a prova consiste em três etapas: serviço do vinho, prova teórica e degustação às cegas. Além de conhecimentos sobre vinhos dos 4 cantos do mundo, os candidatos tem que ter conhecimento sobre cervejas, wiskies, cocktails, saquê e águas do mundo todo. Ser aprovado significa fazer parte da seleta elite do vinho, um rockstar do vinho mundialmente reconhecido.

Um dos momentos mais intensos do filme gira em torno do treinamento para a prova de degustação às cegas. São os 25 minutos de glória que os candidatos tem para provar 6 vinhos e identificar o país de origem, a safra, a(s) casta(s), a região e a sua denominação de origem. Qualquer vacilo pode acabar com as chances do candidato.

Embora o documentário trate fundamentalmente da ambição em se tornar um Master Sommelier, não se restringe a isso. Trata também da camaradagem entre os candidatos, que surge exatamente da situação adversa e cheia de obstáculos que todos enfrentam. “Durante a jornada esses rapazes se esforçam muito para apoiar um ao outro”, diz o diretor Jason Wise. “Todos querem muito ser aprovados. Mas quando se tem apenas 5% de chance de passar, é impossível isso acontecer”.

Somm

Assista ao trailer do filme aqui:




Comentários