Provamos e aprovamos: Don Abel Rota 324 – 2005 – O vinho do 1º aniversário do Idas e Vinhas



O Don Abel Rota 324:2005 foi o vinho que escolhemos para celebrar nosso 1º aniversário.

Sortearemos 1 garrafa entre os seguidores do blog e curtidores da nossa página no Facebook que enviarem um email para idasevinhas@gmail.com nos dizendo qual seu post preferido (veja os detalhes aqui).


A vinícola Don Abel está localizada na Serra Gaúcha no município de Casca a uma altitude de aproximadamente 800 metros acima do nível do mar.

Idas e Vinhas


É de propriedade de Sergio de Bastiani que, em 1999, decidiu deixar o emprego de executivo de multinacional, adquiriu terras em Casca e começou a plantar as suas primeiras mudas de vitis vinífera.

Idas e Vinhas

Hoje a vinícola produz pouco mais de 35000 garrafas por ano e aos poucos começa a ganhar espaço no concorrido mercado de vinhos brasileiros. Na Expovinis 2012 ficou em 3º lugar na eleição dos Top 10 e em 2013 recebeu o título de melhor Cabernet Sauvignon do Brasil segundo o Anuário Vinhos do Brasil 2013.

Idas e Vinhas

Nós já tinhamos ouvido falar da Don Abel em meados de Outubro de 2012, especificamente a respeito do seu vinho Ícone Rota 324 safra 2005. Quando fomos a Curitiba passar o Natal com a família, encomendamos pelo site da vinícola o tão falado vinho e ainda quisemos aproveitar e provar o espumante brut.

A oportunidade para abrirmos foi durante a Ceia de Natal e estávamos com boa expectativa a respeito da nossa escolha. E os vinhos não decepcionaram!

A segunda oportunidade em que degustamos o Rota 324 é mais recente, 12 de março de 2013, em 12 de março de 2013 em nosso grupo de degustação da ABS-RJ. As degustações são feitas às cegas, para que ninguém seja influenciado com relação a rótulos. Nesta noite o Rota 324 estava concorrendo com 3 vinhos espanhóis de grande qualidade e ele foi a segunda garrafa a ser aberta.

100% Cabernet Sauvignon da excelente safra de 2005 passa por 6 meses em barricas carvalho francesas novas.
Cor vermelho granada, no nariz apresentou muito boa variedade de aromas: chocolate, café, groselha, pimenta do reino, funcho, licor de cassis, coco queimado, tabaco e couro (evolução). No palato é equilibrado, macio e encorpado, os taninos ainda presentes são elegantes e a acidez está em sintonia com os seus 14% de álcool.

O Rota 324 surpreendeu a todos e obteve média 89,6 o que comprova que é um vinho de excelente qualidade e está em condições de igualdade junto a grandes nomes do velho mundo.

Idas e Vinhas

Veja aqui um vídeo sobre a vinícola:


Comentários