Provamos e aprovamos: Condado de Haza 2007 – Ribera del Duero


Idas e Vinhas

A Ribera del Duero e a Rioja são as duas regiões espanholas que concorrem entre si na elaboração dos melhores tintos com a casta Tempranillo. Em 1982 a Ribeira del Duero recebeu a classificação de Denominción de Origem (DO), porém já produzia grandes vinhos bem antes disso. Basta citarmos os da Vega Sicilia, desde os anos 1860, e os do grupo Pesquera, ao final da década de 1970.

O Condado de Haza é uma das quatro vinícolas que fazem parte do grupo Pesquera, do visionário produtor e enólogo Alejandro Fernandez. Segundo especialistas, os seus vinhos estão entre os melhores do mundo e usualmente recebem altas notas dos críticos especializados.

A garrafa que compramos foi para ser degustada no recente encontro da confraria Gran Reserva. Desta vez resolvemos fazer a degustação às cegas e para a nossa satisfação o Condado de Haza ficou em 2º lugar entre os 12 excelentes vinhos!

Idas e Vinhas

Vamos ao vinho?

O Condado de Haza 2007 é 100% Tempranillo. Descansa durante 18 meses em barricas de carvalho americano e 6 meses em garrafa antes de ser comercializado.
De cor rubi carregada e brilhante. Os aromas são intensos, notas de tabaco, frutos vermelhos maduros e uma leve baunilha. Em boca é cheio, adocicado e elegante. Os taninos são finos e a acidez é perfeita.
É um vinho gastronômico. Acompanha bem pratos a base de carne de cordeiro com molhos encorpados.

Idas e Vinhas


Esta safra recebeu 88 pontos na WS, o que significa um vinho muito bom, com qualidades especiais.
Mistral – R$130,00.

Comentários