Provamos e aprovamos o “Saint Clair Family State Sauvignon Blanc Pioneer Block 18 Snap Block 2011”




Os vinhedos da Saint Clair Family State estão localizados em Marlborough na porção mais ao Norte da Ilha Sul da Nova Zelândia. É a região responsável por mais da metade dos vinhos produzidos no país. A crítica especializada costuma afirmar que a região é o pulmão vitivinícola neozelandês, na qual são produzidos os melhores Sauvignons Blancs do mundo. Hoje a Sauvignon Blanc ocupa cerca de 11700 há desta região. 

A Saint Clair Family Estate iniciou suas atividades em 1978 fornecendo uvas para produtores locais. Com o passar do tempo decidiram produzir os seus próprios vinhos e a primeira safra, em 1994 e foi bastante premiada na época, recebendo várias medalhas de ouro. Desde então o nome Saint Clair passou a ser sinônimo de grandes vinhos no mundo.

Idas e Vinhas


É uma vinícola familiar fundada pelo casal Neal e Judy Ibbotson, que são os diretores da vinícola. Os seus 3 filhos participam ativamente nos negócios. O filho é responsável pelo design das embalagens e dos rótulos e as duas filhas se dedicam ao marketing e à venda dos vinhos.

A vinícola divide os seus vinhos em 4 categorias: Reserve (top), Pioneer Block, Premium e Vicar’s Choice.

As uvas para este vinho que degustamos são provenientes do Pioneer Block 18, onde originariamente eram cultivadas macieiras. O solo é fértil, profundo e com boa drenagem. O microclima é um pouco mais fresco ali, devido a proximidade do mar. O amadurecimento é mais lento que em outras regiões, o que favorece a intensidade de sabores nas uvas.
 
Idas e Vinhas
Clique para ampliar
De cor amarelo palha bem clara e brilhante. No nariz os aromas são de frutas cítricas frescas, abacaxi, pêssego, leves notas de lichia e maracujá, capim molhado e flor de laranjeira. Em boca é vivo, bastante mineral e o sabor das frutas surpreende. De final persistente e agradável. 

Idas e Vinhas


A garrafa acabou logo! Este vinho entrou para o hall dos melhores Sauvignon Blancs que já provamos.

Nossa nota: 90. WS 91
Grand Cru - R$97,20

Comentários