Paris para enófilos I – degustação no ÔChateau

Idas e Vinhas

Paris é uma festa para os enófilos. Para boas compras há infinitas opções de grandes lojas (Lavinia, Nicolas, Lafayette Gourmet, La Grande Épicerie...) ou pequenas maisons especializadas (um bom exemplo é a La Maison des Millésimes). 

Para descansar após um dia intenso de compras e visitas a locais turísticos, nada melhor que relaxar em um dos inúmeros cafés espalhados por Saint German de Prés, Marais, Montmartre, abrindo os trabalhos com uma taça de champagne...

E para degustar bons vinhos ao mesmo tempo em que se aprende sobre a cultura vinícola francesa, há várias opções de casas especializadas em degustações orientadas. E foi assim, em busca de uma opção diferente, encontramos o Ô Chateau Wine Tasting & Wine Bar.

A casa está localizada próximo ao Museu do Louvre (apenas alguns quarteirões da estação Louvre-Rivoli), bem fácil de chegar. São várias as opções de degustação, e optamos por uma que acontece todos os dias às 17h15: a Tour de France of Wine. Fizemos as reservas pelo site, muito fácil. Essa degustação sai a 55€, e inclui 1 champagne, 5 vinhos e pão. É possível acrescentar tábuas de queijos e embutidos, pagos à parte.

Ao chegarmos, fomos eficientemente recebidos e aguardamos alguns minutos no Wine Bar, que também é um restaurante. Depois fomos conduzidos à cave de degustação, uma bela construção datada do século XVII.

Idas e Vinhas

Os grupos têm no máximo 15 pessoas, e são turistas de todo o mundo. Nesse dia havia Austrália, Sérvia, Portugal, Estados Unidos, Canadá...

A degustação é bastante informal, o objetivo é apreciar vinhos de qualidade enquanto se aprende um pouco sobre as regiões vinícolas da França. Quem conduziu a nossa degustação foi uma jovem sommeliére, Charlotte Buisson Dackow, e o fez com simplicidade, eficiência e muita simpatia.
Os vinhos selecionados são de qualidade superior e preços razoáveis, mas não espere nenhum Pétrus! A degustação dura em torno de duas horas, as pessoas conversam, perguntam, é bem descontraído. A ficha de degustação é bem simples, e de modo geral consideramos os vinhos muito bem selecionados (se fôssemos dar notas, estariam todos acima de 80).

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas


Vamos aos vinhos?

Champagne: Monmarthe 1er Cru Secret de Familie. Muito bom exemplar.
Vale do Loire (appellation Sancerre): Domaine de la Garenne 2012. Um Sauvignon Blanc leve e aromas de jasmim, maracujá e erva doce.
Bourgogne: Louis Max Clos de la Perrière 2011. Um borgonha branco muito agradável, com notas de aniz e frutas cítricas.
Bordeaux (appellation Haut Médoc): Diane de Belgrave 2008. Um tinto de corpo médio e notas de violeta.
Rhône (appellation Côtes-Du-Rhone): Domaine de la Graveirette 2010. Um pouco fechado no nariz, mas muito agradável na boca, com aromas de passas.
Languedoc (appellation Saint Chinian): Mas Champart Causse du Bousquet 2010. Finalizando a degustação, o tinto encorpado, corte de Grenache-Carignan-Syrah de aromas frutados e de alguma especiaria. Muito bom!

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Um programa diferente que recomendamos!

Comentários