Provamos e aprovamos... Zind Humbrecht - Gewürztraminer Alsace Grand Cru Wintzenheim Hengst 2008

Idas e Vinhas

 A Alsácia é uma região vinícola francesa de forte influência germânica. Localiza-se às margens do rio Reno, faceando a região vinícola alemã de Baden. Os nomes de pessoas, cidades e vinhedos são quase exclusivamente de origem alemã, bem como as castas das uvas cultivadas, quase exclusivamente brancas (90%). Uma curiosidade é que a Alsácia é a única grande appellation contrôlée que discrimina nos rótulos o nome das cepas.

Idas e Vinhas

As castas brancas cultivadas são classificadas em nobres e finas:
Nobres: Riesling (mais plantada), Gewürztraminer, Pinot Gris e Muscat d’Alsace.
Finas: Sylvaner e Pinot Blanc.

As AOCs (denominações de origem que podem ser declaradas) são: Alsace Grand Cru (vinhos produzidos a partir dos melhores vinhedos), Alsace, e Crémant d’Alsace para os espumantes.

Entre as castas da região, a Gewürztraminer é a mais fácil de ser identificada, devido ao perfume extremamente agradável que apresenta nos vinhos (são aromas concentrados que lembram rosas e lichia). Também confere aos vinhos cores marcantes, entre o dourado e o âmbar, e maior corpo do que quase todos os outros vinhos brancos. Com relação à graduação alcoólica, atingem níveis mais elevados que a maioria dos vinhos brancos, não sendo raros teores superiores a 13%.

Os Gewürztraminer produzidos pelos grandes produtores alsacianos têm grande capacidade de envelhecimento e estão entre os melhores do mundo.

Vamos ao vinho?

A Domaine Zind-Humbrecht surgiu da união das famílias de vitivinicultores Zénon Humbrecht e Emile Zind, em 1959. Antes cada família produzia e vendia os seus vinhos com os seus próprios nomes. A união fez muito bem às famílias, pois estão entre os produtores franceses mais repeitados e seus vinhos alcançam altas notas na mídia especializada.

A Domaine Zind-Humbrecht conta com 40 hectares de vinhedos localizados em cinco aldeias no Haut-Rhin (região do Alto Reno):
Thann: 5.5 ha
Hunawihr: 6.2 ha
Guberschwihr: 2.4 ha
Wintzenheim: 8.3 ha
Turckheim: 18 ha

Em 1998 a vinícola começou a implantar o cultivo orgânico em seus vinhedos, a partir do ano 2000 aderiram às técnicas e filosofias do cultivo biodinâmico e em 2002 receberam a certificação Biodyvin.

A produção anual varia entre 10 mil a 18 mil caixas, das quais 75% a 85% são exportadas.

O exemplar que provamos foi o Zind Humbrecht - Gewürztraminer Alsace Grand Cru Wintzenheim Hengst 2008, comprado na Lavinia de Paris.

Notas de degustação:
De cor amarelo ouro bastante brilhante. Excelente no nariz, o que significa grande variedade e qualidade de aromas. Ao colocar na taça já se desprendem os primeiros aromas adocicados de rosas. Girando a taça sobem notas de manga, lichia e alguma especiaria (canela e noz moscada). Em boca é encorpado, doce, com boa acidez e álcool na medida certa para garantir o equilíbrio.

Cabe avisar: os vinhos alsacianos vão de secos a doces, mas essa informação nem sempre vem indicada no rótulo. Para descobrir, tem que degustar!

Dica de harmonização: queijos cremosos de sabor acentuado e pratos que tenham foie gras

Álcool: 14%
Valor: 59
WS: 93

Idas e Vinhas

Fontes consultadas para esse post:

José Osvaldo Albano do Amarante - Os segredos do vinho

Comentários