Greywacke Pinot Noir 2010 – um dos vinhos da degustação “Faces da Pinot Noir” no próximo dia 20 de Junho.

Idas e Vinhas

A Pinot Noir, uva delicada e de casca muito fina, requer muito cuidado em todas as etapas de cultivo e vinificação. Foi na Borgonha que encontrou o terroir perfeito para desenvolver todo o seu potencial (clima ameno e o solo predominantemente argiloso e calcáreo). Aromas frutados, taninos macios em perfeito equilíbrio com o álcool e a acidez são as características mais marcantes de um bom Pinot Noir.

Mas não é apenas na Borgonha que encontramos Pinot Noir de qualidade. Com a expansão da atividade vinícola, alguns produtores aceitaram o desafio e vêm produzindo excelentes exemplares. Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Chile são alguns países que vêm se destacando.


Idas e Vinhas
Copyright: Kevin Judd
Esse é o tema da degustação que o Idas e Vinhas promove no próximo dia 20 de Junho, na Casa Flora/RJ (clique aqui para informações sobre inscrições).

Hoje degustamos o Greywacke Pinot Noir 2010, produzido na Nova Zelândia em uma das regiões de clima mais frio, a Ilha Sul.

A Greywacke é uma vínícola bastante nova (2009), mas seu fundador, Kevin Judd, produz vinhos desde 1983. Seu Pinot Noir vem dos vinhedos localizados nas encostas do Vale Sudoeste de Marlborough. A proposta é de um vinho que expresse intensamente o caráter da Pinot Noir, fragrante e frutado. A mídia especializada vem avaliando bem esse vinho, tendo a safra 2010 obtido 93 pontos da Wine Spectator.

Vamos ao vinho?

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

A cor é vermelho-rubi, quase cereja. Muito brilhante e com a transparência típica de um Pinot Noir.

Os aromas são de frutas vermelhas (framboesas, morangos, cerejas e ameixas), além de notas de pimenta, madeira e um leve defumado.

Em boca, corpo médio, taninos muito agradáveis, acidez e álcool equilibrados. Um convite à segunda taça!

Nossa nota: 89
WS.: 93

Importadora: Casa Flora

Preço: R$ 190,47

Comentários