Idas e Vinhas Wine Club

domingo, 28 de julho de 2013

Provamos e aprovamos…Columbia Crest "H3 Horse Heaven Hills Chardonnay"

Idas e Vinhas

A Columbia Crest é uma vinícola conhecida por produzir excelentes vinhos, sua linha Reserve recebe altas notas da mídia especializada. Está localizada na AVA (American Viticultural Area) Horse Heaven Hills, uma subregião da AVA Columbia Valley, estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos. Washington, Oregon e Califórnia são as mais conceituadas regiões produtoras do país.


Há alguns meses degustamos o Cabernet Sauvignon da linha intermediária, a H3 – Horse Heaven Hills, e ficamos bastante impressionados pela qualidade. (veja post aqui).


Vamos ao vinho...

Idas e Vinhas

O visual agrada logo de início. Tem uma bela cor amarelo-ouro com reflexos dourados, típico da Chardonnay.

No nariz, a palavra-chave foi refrescância. Os primeiros aromas são de capim limão, hortelã e flor de laranjeira. Em seguida, movimentando a taça, surgem notas de abacaxi, melão, mel e aromas minerais. No entanto, deixou a desejar em persistência.

Em boca, os aromas iniciais se confirmaram, mas a nota predominante foi de tostado, seguido de um leve amanteigado. Essas notas são bastante apreciadas pelos americanos e consideradas típicas dos Chardonnay produzidos no país. De corpo médio, com muito boa acidez e álcool em equilíbrio. Final agradável e de persistência média.

Toda essa diversidade aromática é resultante da sua forma interessante de vinificação:
38% do lote é fermentado em barricas novas de carvalho americano e francês, 37% é fermentado em barricas de 2º, 3ºuso e o restante é fermentado em tanques de aço inoxidável. 75% do vinho passa pela fermentação malolática (que, aliada à passagem em madeira, confere à Chardonnay o aroma de manteiga), e o total de tempo em madeira é de 9 meses.
Essa combinação permite que os aromas frutados, florais e minerais sejam preservados, enquanto aromas mais complexos se desenvolvem.

Mas confessamos que esse vinho nos agradaria mais se a madeira não estivesse tão presente....por isso nos interessamos bastante pelo Chardonnay da linha Reserve, sem passagem em madeira.

O Rótulo
Vinho: Columbia Crest "H3 Horse Heaven Hills Chardonnay"
Produtor: Columbia Crest
Castas: 100% Chardonnay
Safra: 2009
País: Estados Unidos
Região: Horse Heaven Hills, Columbia Valley, Washington
Graduação: 13,5%
Nota Wine Spectator: 86
Nossa nota: 82

Preço: R$110,00, importado pela Winebrands

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...