Vinhos House of Mandela no Winebar do dia 23 de Julho de 2013

Idas e Vinhas
Em mais um Winebar (em parceria com a importadora Ravin) degustamos dois vinhos da House of Mandela, com a condução de Daniel Perches e tendo como convidado Rogério Dávila (Ravin).








Idas e Vinhas

A House Of Mandela é uma marca criada pela família de Nelson Mandela (ex presidente sul africano e ganhador do prêmio Nobel da Paz) que vem licenciando uma série de produtos, entre eles, o vinho. A empreitada mostra que a família está atenta a um setor em franca expansão no mundo e, em especial, na África do Sul (em 2008 respondia por cerca de 3% da produção global de vinho, já em 2010 ocupava a 8ª posição na lista dos países produtores).

A produção dos vinhos é feita por vinícolas cuidadosamente selecionadas pela Master of Wine Lynne Sherriff. São elas: Thelema Wine State, Hartenberg Wine State e Fairview Wine State.

Os vinhos escolhidos para o Winebar foram o Sauvignon Blanc e o Pinotage da linha Thembu Collection, Denominação de Origem Western Cape. Vinhos para o dia a dia, surpreendem pelo equilíbrio e exibem uma complexidade que nem sempre se encontra em vinhos dessa faixa.

Os rótulos das garrafas desta linha são criativos e bonitos, retratando uma vestimenta típica para homens na África do Sul: O Dashiki ou Madiba Shirt. Para cada varietal da linha Thembu, uma estampa diferente.

Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?

House of Mandela The Thembu Collection Sauvignon Blanc 2012
Cor amarelo-palha com reflexos esverdeados. No nariz o destaque são para os frutos cítricos (limão), frutas de polpa branca (maçã verde, pêra), flor de laranjeira e um toque refrescante de erva doce. Agradável na boca, com bom corpo, boa acidez e estrutura. Saboroso e fácil de beber.

Nossa nota: 88

Idas e Vinhas

House of Mandela The Thembu Collection Pinotage 2012
De cor vermelho-púrpura. No nariz, o primeiro aroma é o de caramelo. Agitando a taça, aparece a ameixa madura, café, tabaco e um certo floral (violetas). Em boca, está equilibrado, os taninos são de boa qualidade, acidez e álcool em harmonia. De médio corpo e com final agradável.

Nossa nota: 88

Idas e Vinhas

Embora a família esteja sendo bastante criticada por explorar o nome de Mandela em tantos produtos e seus membros já estejam disputando o seu espólio, ao menos, podemos constatar que os seus vinhos são de boa qualidade e com bom custo benefício.

Os dois vinhos degustados custam R$49,00 cada (agora em promoção, do dia 15 a 30/07, por R$39,00) e são importados e comercializados pela Ravin.

Comentários