Aconteceu... Les Vins de France – 08 de Agosto de 2013 no Ráscal Rio Sul

Idas e Vinhas

Quinta feira passada foi noite de vinhos franceses no restaurante Ráscal do Shopping Rio Sul. Nosso amigo Mario Trano (MondoVinho) conduziu a degustação “Les Vins de France”.


O evento marcou a retomada da parceria entre o Idas e Vinhas e o blog MondoVinho, e ousamos dizer que tivemos grande êxito. A procura pelas vagas (limitadas a 14) foi grande e a turma estava completa dias antes do prazo limite para inscrições.

Idas e Vinhas

Recebemos os convidados com o espumante Charles Vienot Brut Suprême (uma dica de bom custo benefício), até que todos chegassem e se acomodassem no espaço reservado para a degustação. Logo em seguida foram trazidas as primeiras comidinhas, ao melhor estilo mediterrâneo.

Idas e Vinhas

A proposta da noite foi apresentar uma volta à França. Mario fez uma breve explanação sobre as Denominações de Origem francesas e iniciou a apresentação dos vinhos, que representaram algumas das principais regiões vinícolas da França.

Idas e Vinhas

Os vinhos escolhidos foram os seguintes:
Abel Pinchard Chablis 2010 (Bourgogne)
Château Rubine 2012 (Cru Classé) (Provence)
Domaine d'Andezon 2010 (Rhône)
Domaine du Préau Gevrey-Chambertin 2009 (Bourgogne)
Château Pedesclaux 2006 (Grand Cru Classé) (Bordeaux)

Idas e Vinhas

Abel Pinchard Chablis 2010 (Chablis/Bourgogne)
Nada melhor que iniciar com um Chablis, região dos emblemáticos vinhos brancos secos no extremo norte da Bourgogne (a 100 km de Paris). A Chardonnay é a única uva permitida, e para obter o frescor e o frutado típicos, usa-se nenhuma (no caso do vinho apresentado) ou pouca madeira.

Château Rubine 2012 (Cru Classé) (Côtes de Provence/Provence)
Em seguida nos dirigimos ao Sul, para a Provence. A proximidade do Mar Mediterrâneo e os dias ensolarados tornaram a Provença famosa no mundo inteiro por seus Rosés.
O vinho da degustação, um Rosé produzido a partir de um blend das uvas Cinsault, Grenache, Cabernet Sauvignon e menores porcentagens de Carignan, Tibouren, Syrah e Mourvèdre, bastante fresco e frutado, representou bastante bem a região.

Domaine d'Andezon 2010 (Côtes-du-Rhône/Rhône)
Seguindo um pouco à Noroeste, alcançamos o Vale do Rhône. Com vinhedos plantados há 2000 anos, o Vale do Rhône é uma das regiões francesas que oferece grande variedade de sabores em seus vinhos, com toques de especiarias. O primeiro tinto da noite representou muito bem a região com seu blend de Syrah (90%) e Grenache (10%).

Domaine du Préau Gevrey-Chambertin 2009 (Gevrey-Chambertin/Bourgogne)
Impossível fazer uma degustação sobre a França e não incluir um tinto da Bourgogne. E assim retornamos à região que produz os vinhos mais sublimes feitos com a Pinot Noir.
A safra 2009 vem sendo considerada uma grande safra na Bourgogne, e o tinto escolhido, com passagem em madeira por 15 meses, trouxe sabores frutados e taninos macios.

Château Pedesclaux 2006 (Pauillac Grand Cru Classé/Bordeaux)
Seguindo cerca de 600km para o Oeste, em direção ao Oceano Atlântico (Baía de Biscaia), nosso passeio terminou na icônica região de Bordeaux. O clássico corte bordalês (Cabernet Sauvignon-Cabernet Franc-Merlot) é fonte de inspiração para milhares de produtores de todo o mundo, e em Bordeaux produz vinhos que permanecem vivos por décadas.

O excelente Château Pedesclaux 2006 vem da famosa appellation de Pauillac, berço dos célebres Château Latour e Lafite-Rothschild.
O vinho degustado trouxe estrutura, aromas complexos (com notas de frutas negras maduras e especiarias) e equilíbrio. Um vinho de safra ainda jovem para os padrões de Bordeaux, que certamente evoluirá brilhantemente com mais alguns anos em garrafa.


Fiquem atentos aos nossos blogs e Facebook para acompanhar a nossa programação.

Comentários