Provamos e aprovamos... Caldora Colle dei Venti Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009

Idas e Vinhas

Ontem abrimos um vinho italiano que nos surpreendeu positivamente. Foi o Colle dei Venti Montepulciano d'Abruzzo DOC 2009 da vinícola Caldora que está localizada na comuna de Ortona da região dos Abruzos, província de Chieti (região central da Itália).


A Caldora (vinícola que faz parte do grupo Farnese Vini) surgiu da parceria entre uma empresa líder de exportação e a Cantina Sociale de Ortona (cooperativa de produtores), com mais de 1500 hectares de terras cultivadas por cerca de 700 viticultores. Apenas os melhores vinhedos com os melhores clones são selecionados e a condução das parreiras é feita de forma a limitar a produção de uvas por hectare, mantendo os melhores frutos nas videiras.

Idas e Vinhas

Vamos ao vinho?

Idas e Vinhas

O Caldora Colle dei Venti Montepulcianod'Abruzzo DOC 2009 é o rótulo básico da vinícola. 100% Montepulciano. Atenção enófilos!! Não confundir essa casta tinta com os vinhos da região de Montepulciano que são feitos predominantemente com a casta Sangiovese, na Toscana.

O Caldora estagia durante 6 meses em carvalho de segundo uso (70% francês e 30% americano). Essas condições conferiram elegância e preservaram o caráter frutado.

De cor vermelho-púrpura com reflexos violáceos. No nariz apresentou notas de menta, pimentão, frutos vermelhos maduros, notas leves de caramelo e baunilha, nuances florais (violetas) e alguma especiaria. Em boca apresentou corpo médio, taninos macios e boa acidez, equilibrando muito bem com os 13% de álcool. Cuidado: esse vinho é muito fácil de beber!

Nossa nota: 88
WS.: 85


Este vinho apresenta excelente custo benefício. Custa por volta de R$47,00 e é importado pela Casa Flora.

Comentários