Aconteceu... Degustação Casa Flora - Château Villemaurine Saint-Emilion Grand Cru Classé – Rio de Janeiro, 11 de Outubro de 2013

Idas e Vinhas

Na última sexta-feira degustamos 2 vinhos produzidos pelo Château Villemaurine: O Les Angelots de Villemaurine 2009 Saint-Emilion Grand Cru e o Château Villemaurine 2009 Saint-Emilion Grand Cru Classé, ambos importados pela Casa Flora. Os vinhos foram apresentados por Cynthia Capelaere, Diretora Comercial da vinícola.


Idas e Vinhas

O Château Villemaurine data de 1874 e foi adquirido em 2005 pelo empresário belga Justin Onclin. A propriedade possui 7 hectares, sendo 6 de vinhedos Grand Cru Classé em Saint-Emilion, uma das apelações de maior prestígio no mundo.

Idas e Vinhas

Os vinhedos têm mais de 30 anos e as castas cultivadas são apenas duas, Merlot (80%) e Cabernet Franc (20%).

Vamos aos vinhos?
A safra 2009 é considerada espetacular em Bordeaux, fato que não deixou de gerar certa expectativa! 
Idas e Vinhas
Cynthia Capelaere, Diretora Comercial do Château Villemaurine
Por serem vinhos jovens, foram decantados por duas horas antes de apresentados.

Idas e Vinhas

A média da produção anual dos dois vinhos gira em torno de 12 mil garrafas do Château Villemaurine e 18 mil para o Les Angelots de Villemaurine.

Château Villemaurine 2009 Grand Cru Classé
Corte de Merlot 95% e Cabernet Franc 5%. Passa por carvalho novo (80%) durante 18 meses e, segundo o produtor, tem potencial de envelhecimento entre 15 a 20 anos.
No nariz os aromas são de frutas vermelhas, baunilha, tostado e leve nota de tabaco. Em boca é encorpado, tem boa acidez e os taninos são bastante presentes mas não chegam a encomodar. De final longo e agradável.
WS. 88

Les Angelots de Villemaurine 2009 Grand Cru
Corte de Merlot 95% e Cabernet Franc 5%. Passa por carvalho novo (50%) durante 18 meses.
Aromas de frutas vermelhas (ameixa), menta e café. Em boca é estruturado, tem boa acidez, os taninos são marcantes e o seu final é longo.

Os dois vinhos são gastronômicos, acompanham muito bem pratos de carnes vermelhas com molhos mais elaborados.

Um Bordeaux de 4 anos é considerado bastante jovem. Sempre ouvimos (em cursos, palestras e por meio da literatura especializada) que vinhos dessa região só devem ser degustados depois de muitos anos (10, 15, 20...) quando os taninos estão maduros e o vinho equilibrado. Em certa medida isso não deixa de ser verdade para alguns grandes vinhos (Château Margaux, Pétrus) que são cobiçados por colecionadores. No entanto, nos últimos anos os produtores franceses vêm se modernizando e se adaptando ao novo mercado do vinho: ágil e ávido por consumir.

Pudemos comprovar essa mudança de mentalidade, pois temos degustado muitos Bordeaux com 4, 5 anos, já prontos para beber e bastante agradáveis. Foi o caso da degustação dos vinhos descritos nesse post. Quem ganha é a comunidade enófila!

Comentários