Aconteceu... Degustação Viña Santa Carolina na churrascaria Fogo de Chão – Rio de Janeiro, 08 de Outubro de 2013

Idas e Vinhas

Fomos convidados pela Casa Flora a participar da degustação das 3 safras (2007, 2008 e 2009) do Herencia, o vinho ícone da Viña Santa Carolina. O Herencia é um tributo à trajetória da vinícola e tem o propósito de expressar toda a tipicidade da Carmenère cultivada no Vale de Peumo.


O local escolhido foi a churrascaria Fogo de Chão. O Herencia harmonizou muito bem com as carnes nobres oferecidas pela casa.

A apresentação ficou por conta do enólogo chefe da Sanata Carolina: Andrés Caballero.

A Santa Carolina tem mais de 135 anos de história, é uma das viñas mais antigas do Chile e faz parte do grupo Carolina Wine Brands de propriedade da família Larraín (família tradicional do Chile). O portfólio de vinhos elaborados é bastante extenso e a proposta da vinícola é oferecer vinhos de excelente qualidade a preços atrativos.

O projeto Herencia é fruto do trabalho de mais de 150 pessoas lideradas por Caballero, e a primeira safra lançada foi a de 2007. Aliando tradição e tecnologia, a proposta desse ícone é ser um vinho de guarda, e pudemos comprovar que possui estrutura para tal.

Os vinhos apresentados por Andrés foram os seguintes:

Reserva de Família Chardonnay 2010.
Aromas de amêndoas tostadas, manteiga, maçã, flor branca. Em boca apresentou médio corpo, boa acidez e as notas tostadas estão presentes. Um Chardonnay amadeirado e aromático.
WS. 84

Herencia 2007
No nariz as notas são de pimentão, couro, pimenta do reino, cereja e ameixa maduras, louro e tostado. Em boca é encorpado, tem taninos finos, ótima acidez e final persistente.
WS. 92

Herencia 2008
Aromas de especiarias, café, tabaco e frutas vermelhas. Em boca é concentrado, aveludado, com leve sabor tostado e vegetal. De final longo e levemente amargo.
WS. 93

Herencia 2009
No nariz os aromas são de frutas vermelhas maduras, especiarias, e um leve tostado. Em boca é encorpado, os taninos fortes e a boa acidez dão o equilíbrio. Tem estrutura para evoluir muito bem com mais alguns anos em garrafa.

Idas e Vinhas

Andrés ainda guardou algumas boas surpresas para o final: um notável Cabernet Sauvignon safra 1976 e dois vinhos ainda não lançados.

Cabernet Sauvignon 1976
Cor vermelho alaranjado. Aromas de couro, pele de salame, frutas vermelhas e louro. Em boca estava perfeito, taninos redondos, boa acidez e de final longo e picante.

Idas e Vinhas

Luis Pereira Project 2012
Vinificado a partir de vinhas velhas, com aromas de frutas vermelhas frescas e notas florais. Em boca apresentou corpo médio, taninos vivos e boa acidez. Tem potencial ser um rótulo de destaque da vinícola.

Idas e Vinhas

Romano 2013
Vinho bastante frutado, feito com a casta Romano originária da Borgonha, também conhecida como César, Gros Noir, Cesar Noir ou Lombard. Muito agradável.

Idas e Vinhas


Foi uma excelente oportunidade para comprovar que a Santa Carolina vai muito além do básico Reservado que estamos acostumados a ver nos supermercados. Os vinhos degustados são de alta qualidade e muito agradáveis de beber. Parabéns!

Idas e Vinhas
Idas e Vinhas"
Esquerda para a direita: Cristián Benavente (Carolina Wine Brands), Júlio Perez (Enólogo), Humberto Cárcamo (Casa Flora) e Andrés Caballero (Enólogo Viña Santa Carolina) 
Idas e Vinhas
Esquerda para a direita: Andrés Caballero (Enólogo Viña Santa Carolina), Alexandre Follador, Abel Mendes (Casa Flora), Cristián Benavente (Carolina Wine Brands) e Júlio Perez (Enólogo)

Comentários