Aconteceu... Winebar 22 de Outubro de 2013 – Vinícola Salton

Idas e Vinhas

Ontem foi a vez do vinho brasileiro no Winebar. Foram degustados um espumante e dois tintos da linha Intenso da vinícola Salton, uma das principais do cenário nacional e que tem mais de 100 anos de história.


Instalada na Serra Gaúcha, município de Bento Gonçalves, a Salton foi constituída formalmente em 1910, quando os herdeiros do patriarca Antonio Domenico Salton deram ao negócio caráter empresarial. Antes disso, como a maioria dos imigrantes italianos, a vinificação era feita de forma informal, para preservação da cultura italiana e consumo das famílias. 103 anos depois a Salton figura entre as maiores vinícolas do país e ainda permanece familiar (com a terceira geração no comando).

A vinícola possui vinhedos nas principais regiões com vocação vitícola do Rio Grande do Sul. Na região da Campanha Gaúcha, foram adquiridos em 2010 cerca de 450 hectares destinados para o cultivo de uvas brancas para espumante e vinhos tranquilos, uvas tintas e tintureiras. Entre as variedades destacam-se Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Gamay, Marselan, Merlot, Pinot Grigio, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Tannat e Teroldego.

Idas e Vinhas

A diversidade também aparece na linha de produtos são mais de 40 rótulos divididos em categorias: Top, Premium, Fino Superior e Fino.

O Winebar de ontem, contou com a participação do sommelier da Salton, Vinicius Santiago. Foram degustados três vinhos da linha Intenso:

Salton Intenso Malvasia Vinho Branco Espumante Natural Brut, da categoria Fino Superior.
Salton Intenso Teroldego e Marselan Tinto Seco 2011, da categoria Premium.
Salton Intenso Merlot e Tannat Tinto Seco 2011, da categoria Premium.

Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?
Produzido pelo método Charmat, o que chama atenção nesse espumante é a qualidade aromática: intensos e agradáveis aromas de flor de laranjeira, pêssego, maçã verde, capim limão e camomila, porém não muito persistentes. Em boca também é equilibrado e agradável.

Embora de aromas e sabores muito bons, deixou a desejar na efervescência. As bolhinhas de CO2 apareceram em pouca quantidade e sem persistência.

Nossa nota IV: 75

Idas e Vinhas

Cor vermelho púrpura. No nariz os aromas são agradáveis e possuem boa intensidade, mas não muita persistência. Destacamos frutos vermelhos (cerejas e framboesas) e ameixa. Em boca é equilibrado, médio corpo, taninos delicados e boa acidez. Fácil de beber.

Nossa nota IV: 84

Idas e Vinhas

Cor vermelho púrpura. No nariz os primeiros aromas foram de frutas vermelhas maduras. A passagem em madeira acrescentou complexidade, e agitando a taça surgem notas de tostado e algum vegetal. Embora a Tannat possa assustar o enófilo iniciante por ser conhecido com uma das castas mais tânicas, nesse vinho a Merlot suavizou esta característica. Os taninos estão finos e agradáveis.

Nossa nota IV: 86

Idas e Vinhas

Nossa impressão geral foi muito boa. São vinhos corretos, bem feitos e com ótima relação custo benefício (tema polêmico em relação aos vinhos brasileiros, pois muitos deles são sobrevalorizados). Os preços variam de R$12,50 para a linha Flowers até R$85,00 para o Top Salton Gerações Paulo Salton. Na loja virtual da vinícola, os vinhos são vendidos em caixas com 6 unidades.

Parabéns mais uma vez aos organizadores do Winebar!

Comentários