Aconteceu...Importadora World Wine promove almoço com vinhos da Altos Las Hormigas – Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2014

Idas eVinhas

Recebemos o convite da importadora World Wine para participar de um almoço onde Pedro Parra, especialista em terroir, nos apresentou dois novos rótulos da vinícola: Valle de Uco Appellation Altamira 2012, Appellation Gualtallary 2012 e a safra 2012 do Appellation Vista Flores.

A Altos Las Hormigas está localizada em Luján de Cuyo, Argentina, e foi fundada em 1995 pelo enólogo Alberto Antonini e pelo empresário Antonio Morescalchi, ambos da Toscana. Depois uniram-se ao time Pedro Parra, um dos maiores especialistas em terroir da América do Sul, o renomado enólogo italiano Attilio Pagli e o enólogo e viticultor Leonardo Erazo.

Idas e Vinhas
Pedro Parra
O nome Altos Las Hormigas deve-se a existência de enumeras colônias de formigas cortadeiras no solo da vinícola. Elas devastaram grande parte dos parreirais plantados no início do projeto. Tal acontecimento fez com que os proprietários procurassem alternativas para que as formigas continuassem fazendo parte do ecossistema local sem atrapalhar o desenvolvimento das videiras. Encontraram uma saída na viticultura biodinâmica. Os estudos começaram em 2005 com o auxílio de um dos pioneiros da biodinâmica mundial Alan York (falecido recentemente aos 62 anos). Em 2007 a teoria foi colocada em prática e, segundo Pedro Parra, as formigas e as parreiras vivem agora em harmonia.

A produção anual da vinícola gira em torno de 1,1 milhões de garrafas, das quais apenas 6 mil unidades exportadas anualmente para o Brasil.

Tivemos a oportunidade de conversar muito com Pedro Parra que se mostrou incansável em responder nossas perguntas e esclarecer as dúvidas. É empolgante ouví-lo falar sobre os grandes investimentos em estudo do solo que a vinícola faz (parte do Projeto Terroir) e como cada tipo de solo influencia o resultado final do vinho.

A proposta da vinícola é a de mínima intervenção na cantina, as leveduras são indígenas, a extração é mínima e a utilização da madeira é cuidadosa. O resultado são vinhos mais delicados que fogem do Malbec argentino tradicional, normalmente acentuadamente amadeirado e bastante concentrado em aromas e sabores.

Idas e Vinhas


Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?
Malbec Terroir 2011
Vermelho púrpura com reflexos violáceos. Com aromas de frutas vermelhas maduras (ameixas e cerejas), violeta, e um leve tabaco. Em boca é de médio corpo, com boa acidez, taninos suaves e frutas presentes. De final muito persistente e elegantemente frutado.

Malbec Reserve 2011
Vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz apresentou aromas de frutas vermelhas maduras predominando a ameixa e a framboesa, um leve toque de baunilha e violetas. Em boca é de médio corpo, acidez equilibrada e os taninos macios. O seu final é persistente e adocicado.

Malbec Appellation Altamira 2012
Vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz apresentou aromas de frutas negras maduras (cerejas, cassis e ameixas), tabaco, baunilha e menta. Em boca é encorpado, com boa acidez, mostrou certa mineralidade, taninos firmes e agradáveis. As frutas são confirmadas e o seu final de boca é muito persistente e adocicado. Para nós, foi o melhor!

Malbec Appellation Gualtallary 2012
Vermelho púrpura com reflexos violáceos. Com aromas de frutas vermelhas maduras, leve nota mentolada, tabaco e baunilha. De médio corpo em boca, acidez equilibrada e taninos macios. Final de boca muito persistente.

Malbec Appellation Vista Flores 2012
Vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz apresentou notas florais, aromas de frutas vermelhas maduras e chocolate. Em boca é de médio corpo, com boa acidez e taninos macios. Seu final é longo e frutado.

A apresentação dos vinhos foi realizada durante um almoço no elegante Ristorante Alloro, que tem como estrela o renomado chef italiano Luciano Boseggia. 

Os vinhos da Altos Las Hormigas realmente são muito bons. Ótima opção para aqueles que procuram por uma outra abordagem de Malbec argentino.

Idas e Vinhas
Equipe World Wine, da esquerda para a direita: Juliana La Pastina, Sandor Szarukan, Sérgio Esteves e Pedro Parra (Halto Las Hormigas)

Comentários