Provamos e aprovamos... D.V. Catena Vineyard Designated Malbec Nicasia Vineyard 2003

Idas e Vinhas

Em Outubro de 2010 fizemos uma viagem turística à Argentina e, claro, trouxemos alguns vinhos na bagagem. No final de semana passado (03/05) achamos que já era hora de abrirmos um dos Catena Zapata presentes em nossa adega. O escolhido foi o D.V. Catena Vineyard Designated Malbec Nicasia Vineyard 2003.


Nicolás Catena é o nome à frente da quarta geração de uma das mais tradicionais vinícolas da Argentina, a Catena Zapata. São mais de 100 anos de história, e a primeira vinha de Malbec foi plantada em 1902. Foi preciso muito trabalho e dedicação para alcançar a excelência. Após obter grandes resultados com o vinhedo Angélica, de mais de 60 anos, o desafio foi selecionar os clones para os novos vinhedos. Nicolás desenvolveu sua própria seleção de clones Malbec (após decepcionante tentativa com clones importados da França) e os cinco melhores foram plantados em diferentes microclimas, a diferentes altitudes, com excelentes resultados.

Os vinhedos Nicasia foram plantados em 1996 e estão a 1.180m de altitude, no distrito de Altamira da região de San Carlos a 115 Km ao sul de Mendoza.

Idas e Vinhas

A safra 2003
O clima durante os meses de maturação (Março e Abril) foi seco e com redução das temperaturas máximas, o que forneceu as condições ideais para que o ciclo de maturação se concluísse de forma lenta e gradual. A ausência de riscos climáticos permitiu colher uvas com um ótimo nível de maturação. Isto fez com que a safra de 2003 fosse considerada excelente pelos especialistas, talvez melhor que a de 2002.

Vamos ao vinho?
100% Malbec com afinamento de 24 meses em carvalho francês novo. Produção de 79 barris de 250 litros.
Surpreendentemente jovem! Apesar dos seus 11 anos de idade, a cor do vinho ainda é vermelho púrpura com reflexos violáceos. No nariz apresentou aromas de ameixas maduras, cassis, baunilha, café e alguma nota floral. Em boca mostra elegância. As frutas maduras são confirmadas e a madeira presente confere um leve sabor de chocolate. É encorpado, os taninos são macios e a acidez está equilibrada. O seu final é longo e agradável.

Em excelentes condições para ser degustado agora, mas pela estrutura e vivacidade, acreditamos que ainda evolua bastante bem pelos próximos anos.


Nossa nota IV: 89

Idas e Vinhas

O rótulo
Vinho: D.V. Catena Vineyard Designated Malbec Nicasia Vineyard
Produtor: Catena Zapata
Casta: 100% Malbec
Safra: 2003
País: Argentina
Região: Mendoza
Graduação: 13,5%
Importadora: Mistral
R$116 (na Argentina)

Comentários

Postar um comentário