Vega-Sicilia faz recall de vinho devido ao excesso de sedimentos

Idas e Vinhas

O produtor espanhol Vega-Sicilia anunciou um recall de 100.000 garrafas de seu vinho Pintia 2009, devido a níveis excessivos de sedimentos que também arruinaram milhares de garrafas em suas adegas.


Idas e Vinhas


No total, os problemas de sedimentos afetaram mais de 500.000 garrafas de vinho produzidos por Vega Sicilia, de acordo com o diretor gerente da empresa, Pablo Alvarez.

Ele escreveu um pedido de desculpas aos clientes em Abril e se ofereceu para substituir o Pinta 2009. As safras que o cliente poderá optar pela troca são a de 2008, ou o próximo 2010.

"No ano passado, notamos que os níveis de sedimentos estavam acima do normal nas garrafas de Pintia 2009. Análises posteriores mostraram excesso de antocianas", disse Alvarez "É simplesmente um erro de clarificação no processo de vinificação, nada mais".

"É uma grande pena, porque 2009 foi uma safra excelente para o Pintia, mas entendemos que um vinho como este não pode permanecer no mercado", acrescentou.

Cerca de 250.000 garrafas de Pintia 2009, foram produzidas.

Alvarez disse que a safra 2010 do Alión não será lançado como planejado, devido a um problema similar.

"É claro que esta foi uma decisão cara e difícil. Mas nós temos grande respeito pelos nossos clientes ", disse ele.

*Este artigo foi atualizado em 06/05/2014, trocando o termo "recall" para "se oferece para substituir“ e para deixar claro que Vega Sicilia também tem incentivado os consumidores a experimentar decantar suas garrafas de Pintia 2009.

Decanter Junho 2014.

Comentários

  1. Pois é, Alexandre! Se tivessem este mesmo respeito que eles têm pelo consumidor aqui no Brasil seria ótimo, não? Mas eu não tenho muita esperança de que um dia vamos chegar lá. A propósito, como mencionei lá no blog, bebemos um deste 2009 e não notamos o excesso de sedimentos. Pode ter sido sorte. No entanto, acredito que o problema não tenha sido em todas as garrafas.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Flavio! A nossa realidade aqui é triste e vergonhosa.
      Acho que vocês tiveram sorte e conseguiram uma garrafa de um lote que estava bom.
      Mas, como mencionado na matéria, é bem possível que com a decantação se consiga minimizar o problema.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário