Provamos e aprovamos... Junta Gran Reserva Carménère 2009

Idas e Vinhas

No dia 01/07/2014 abrimos um Carménère da vinícola chilena La Junta, até então desconhecida por nós.

A La Junta é uma vinícola boutique situada no Valle de Curicó, região de amplas planícies, onde a viticultura se desenvolveu graças ao clima favorável da região central e à irrigação que se abastece dos rios Mataquito, Lontué, Teno e Claro.

O Curicó está localizado a 35 graus de latitude sul, que se estende desde o sopé da Andes até a costa do Pacífico. O clima é mediterrânico semi-árido, com estação seca prolongada e precipitação superior a 700 milímetros por ano. A excelente amplitude térmica superior a 18ºC faz com que o Vale de Curicó tenha condições privilegiadas para o cultivo das videiras.

A vinícola cultiva as castas brancas Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier e as tintas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Carménère, Merlot, Syrah, Pinot Noir e Petit Verdot.

Vamos ao vinho?
100% Carménère com amadurecimento em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo uso. 14,5% de álcool.
Vermelho rubi com reflexos violáceos. No nariz apresentou aromas intensos de frutas negras maduras, pimenta do reino, menta, café e alguma nota vegetal. Em boca é equilibrado, encorpado, com boa acidez e os taninos são finos e bastante presentes. Seu final é de muito boa persistência com fundo frutado e levemente tostado. Convida a uma nova taça.

Este é um vinho muito bem feito, com excelente custo benefício. Tanto que o escolhemos para compor a degustação Segredos do Chile, que apresentaremos no dia 10 de Julho de 2014, no restaurante Ráscal do Shopping Rio Sul.

Nota IV: 89
Importadora: Everest
R$41

Idas e Vinhas

Comentários