Idas e Vinhas Wine Club

sábado, 27 de setembro de 2014

Aconteceu... Malbec, a estrela de Mendoza em noite especial na Casa Flora – RJ

Idas e Vinhas

A última quinta-feira, 25 de Setembro de 2014, foi uma homenagem à Malbec, a casta responsável pela projeção da Argentina no mercado de vinhos finos.

Idas e Vinhas

Os rótulos selecionados foram uma amostra do diversificado portfólio da respeitada vinícola Nieto Senetiner. A degustação foi destinada a formadores de opinião e amigos da Casa Flora.

Humberto Cárcamo discorreu brevemente sobre a vinícola e as particularidades de cada vinho apresentado. De acordo com Humberto, a parceria com a Nieto Senetiner fez com que a Casa Flora se tornasse hoje o maior distribuidor de vinhos Malbec no Brasil.

Idas e Vinhas

Para as boas vindas, a escolha foi o espumante Nieto Senetiner Brut Nature Grand Cuvée, 100% Pinot Noir.

Idas e Vinhas

A Malbec foi representada em toda sua tipicidade. Vinhos com intensos aromas de ameixa e especiarias, bom corpo e taninos agradáveis foram a tônica, ao mesmo tempo em que se pôde perceber o aumento de complexidade à medida que foram sendo apresentados (partindo do Reserva e finalizando com o ícone CADUS).

Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?
100% Pinot Noir. 12,5% álcool.
Com leves aromas de leveduras, brioche, floral e tostado. Em boca é refrescante, com boa cremosidade e final levemente amargo.

Idas e Vinhas

100% Malbec. 13,5% álcool. 12 meses em carvalho francês.
Cor púrpura. Destaque para os aromas de ameixa, frutas negras e cravo. Em boca é de médio corpo, taninos macios, com acidez um pouco baixa, prejudicando o equilíbrio. De final médio e adocicado. Vinho correto e de bom custo benefício.

Idas e Vinhas

100% Malbec. 14% álcool. 18 meses em carvalho francês.
Cor púrpura. Aromas pronunciados de ameixas, frutas negras maduras, especiarias, madeira e tostado. Em boca é encorpado, boa acidez, taninos marcantes e levemente quente no álcool. De final médio e tostado.

100% Malbec. 14% álcool. 12 meses em carvalho francês.
Cor púrpura. No nariz os destaques são para as notas das frutas vermelhas maduras, chocolate, flores (violetas), madeira, louro e especiarias. Em boca é encorpado, com bom equilíbrio entre taninos e acidez. De final longo e adocicado.
  
100% Malbec, de 3 vinhedos de diferentes altitudes: 950, 1050 e 1150 m acima do nível do mar. 15,5% álcool. 12 meses em carvalho francês e mais 12 meses em garrafa.
Cor púrpura. Com aromas de ameixas maduras, frutas negras maduras, cravo e sous bois. Em boca é encorpado, com boa acidez, taninos redondos e o seu final é longo e frutado.

Idas e Vinhas

50% Malbec 30% Cabernet Sauvignon e 20% Bonarda. 14% álcool. 12 meses em carvalho francês e mais 24 meses em garrafa.
Cor rubi. Apresentou aromas de frutas negras maduras, erva doce, café e chocolate. Em boca é encorpado, com boa acidez, taninos marcantes e álcool em equilíbrio. De final longo, frutado e tostado.

100% Malbec. 15,5% álcool. 24 meses em carvalho francês.
Cor rubi. Com aromas intensos de ameixas maduras, anis, especiarias, tabaco e floral. Em boca é encorpado, tânico, com boa acidez e o álcool, embora elevado, confere o equilíbrio necessário. De final longo e adocicado.

Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...