Aconteceu... Noite de lançamento de vinhos californianos na Casa Flora - RJ: La Crema Winery e Edmeades

Idas e Vinhas

No dia 25 de Fevereiro fomos convidados pela Casa Flora a participar da noite de lançamento dos novos vinhos californianos que passaram a fazer parte do vasto portfólio de vinhos da importadora.

Idas e VInhas

Além da vinícola Ironstone, agora estão presentes a La Crema Winery e a Edmeades. Ambas fazem parte do grupo Jackson Family Vineyards, que possui ao todo 36 vinícolas boutiques espalhadas pelos Estados Unidos, Chile, França, Itália e Austrália. 
Idas e Vinhas

Vinícola familiar fundada em 1979 pelo advogado e enólogo Jess Jackson (falecido em 2011) e hoje administrada por Barbara Banke, sua esposa. Produz vinhos há mais de 30 anos e se especializou na elaboração de Chardonnay e Pinot Noir. Possui vinhedos nas AVAs Russian River Valley, Los Carneros, Sonoma Coast, Monterey (são cultivadas a Pinot Noir e a Chardonnay) e Anderson Valley (Pinot Noir). 
Idas e Vinhas

Somente os melhores frutos são utilizados, a colheita é totalmente manual, a fermentação do Chardonnay é feita em tonéis de carvalho francês e o mosto permanece em contato com as leveduras por mais tempo dando mais estrutura aos vinhos.

Carvalho francês é usado para o amadurecimento do Pinot Noir e do Chardonnay. Em alguns casos o carvalho americano também é empregado.

A produção dos vinhos é de responsabilidade da jovem enóloga Elizabeth Grant-Douglas que entrou na vinícola em 2001 e em 2010 foi nomeada Winemaker.

A vinícola possui um sólido plano de sustentabilidade no manejo da terra, da água, da energia e do controle de pragas.

Hoje a La Crema é reconhecida como vinícola de qualidade pela mídia e crítica especializadas.

Os vinhos que provamos:
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Os dois exemplares de Chardonnay são interessantes, possuem boa complexidade, acidez equilibrada, corpo médio e sem exagero na madeira. O mesmo acontece com os Pinot Noir, muito equilibrados, com boa acidez, taninos finos, aromas de frutas vermelhas frescas e maduras, álcool e madeira bem integrados.

A história da Edmeades começou em 1963 com a compra de 9 hectares de vinhedos em Mendocino, na Califórnia, pelo Dr. Edmeades. A vinícola foi fundada e a marca lançada em 1972. Em 1988 foi comprada pela família Jackson. 
Idas e Vinhas
Photo by George Rose
O Winemaker Bem Salazar define o seu processo de elaboração dos vinhos como sendo low tech, vinificação feita com a menor interferência possível: as leveduras são nativas, o vinho não é clarificado e nem filtrado antes do engarrafamento.

A Edmeads é mais conhecida pelos Zinfadel single Vineyard produzidos em edições limitadas a partir de alguns dos vinhedos mais altos e antigos de Mendocino County: Perli (plantado no final de 1800), Piffero (plantado em 1930), Shamrock (a 850 metros acima do nível do mar), Ciapusci (plantado em 1878 e localizado a 550 metros acima do nível do mar), Zeni (plantado em 1917) e Gianoli (plantado por volta de 1880).

Os vinhos que provamos:
Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Os três exemplares apresentados confirmam a tipicidade da Zinfandel. De cor profunda aromas intensos de frutas negras e maduras, especiarias, chocolate, café e tabaco. Em boca mostraram bom corpo, taninos firmes e agradáveis, boa acidez e álcool integrado, final longo e adocicado. 
Idas e Vinhas


Foi uma bela noite!!!
Idas e VInhas

Idas e Vinhas

Comentários