Idas e Vinhas Wine Club

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Provamos e aprovamos... Roberto Mazzi e Figli - Valpolicella Classico Superiore Sanperetto 2009

Idas e Vinhas

A vinícola de Roberto Mazzi está localizada nas colinas de Negrar, na província de Verona, e possui apenas 7 hectares de vinhedos onde ele e seus filhos produzem Valpolicella Classico Superiore, Amarone della Valpolicella e Recioto della Valpolicella Classico.

A DOC Valpolicella (uma das mais conhecidas da região do Vêneto) congrega uma gama de vinhos tintos: Valpolicella genérico, Valpolicella Classico, Valpolicella Ripasso, Recioto della Valpolicella e Amarone della Valpolicella.

Idas e Vinhas

O Valpolicella genérico (produzido em larga escala) é um vinho leve e aromático, para ser bebido jovem. Já os da zona Classico possuem aromas mais concentrados quando provenientes dos melhores produtores.

A menção “Classico” é destinada apenas aos vinhos produzidos na zona histórica, a mais antiga e considerada por muitos autores como a de melhor qualidade.

A referência Superiore no rótulo é permitida quando o vinho afina em madeira por um período mínimo de 12 meses e a graduação alcoólica é acima de 12%.

O Amarone e o Recioto são produzidos a partir de uvas selecionadas pacificadas (secas ao ar livre). Ambos apresentam aromas concentrados e teor alcoólico superior aos demais tintos da DOC (entre 15 e 16%), e enquanto o Amarone é seco, o Recioto tem alto açúcar residual e é consumido nas mesmas circunstâncias que o Porto.

O Ripasso, cuja produção vem ganhando fôlego, estagia sobre as borras do Amarone ou do Recioto, resultando em um vinho seco encorpado e complexo.

As castas mais utilizadas na produção do Valpolicella são a Corvina (de maturação tardia e que melhor se adaptou na região, conferindo ao vinho aromas e complexidade), a Rondinella (responsável pela cor e taninos) e a Molinara (maciez). Entre as outras castas autorizadas estão a Negrara, Barbera e Sangiovese. 

Vamos ao vinho?
65% Corvina, 5% Corvinone, 20% Rondinella e 10% Molinara. Afinamento durante 12 meses em carvalho francês, 13,5% de álcool.
Cor vermelho rubi. Com aromas finos e adocicados de frutas vermelhas ainda frescas (ameixa e cereja), algumas notas de especiarias (anis e canela) e florais. Em boca tem médio corpo e bom equilíbrio entre acidez, álcool e taninos. Os aromas de frutas e a canela são confirmados. O vinho é harmônico, com aromas de boca bastante finos, retrogosto frutado, refrescante e de muito boa persistência.

Nota IV: 87
WS: 90
R$141,15
Importadora: Vinci
Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...