Notícias da enosfera... Na Grécia Carnaval é Vinho!

Samba e cerveja no Brasil, máscaras em Veneza, e na Grécia? Vinho, muito vinho!
Como parte das celebrações do Carnaval na cidade de Naoussa, no Nordeste da Grécia, a fonte localizada na praça central da cidade é cheia com 32 toneladas de vinho tinto. Certamente garante a diversão de moradores e turistas.

Idas e Vinhas
As festividades duram 12 dias, e a responsável pela façanha é a Cooperativa Agrícola VAENI. O objetivo é atrair mais visitantes para a cidade grega que busca provar que é a "Cidade do Vinho".

A primeira edição do evento foi em 2008. A casta utilizada é a autóctone Xinomavro, a segunda uva tinta mais plantada em toda a Grécia (perde apenas para a Agiorgitiko).

Xinomavro tem alta acidez e dá origem a vinhos com excelente potencial de envelhecimento. De acordo com Jancis Robinson, nos vinhos jovens os aromas dominantes são intensos de frutas vermelhas tais como morangos e ameixas. Com o tempo, os aromas evoluem para tomates, azeitonas e frutas secas. Os taninos vão se tornando mais macios a medida que envelhecem em garrafa, conferindo complexidade e elegância ao vinho.

Os vinhedos de Naoussa são legalmente registrados como Zona de Denominação de Origem, e abrangem cerca de 700 hectares. A produção total da DO chega a 2,5 milhões de litros/ano, dos quais 30-40% são exportados. Outros 2 milhões de litros de tinots, brancos e rosés são produzidos sem o selo da apelação.
Idas e Vinhas

Fontes para esse post:
Greek reporter
VAENI
Robinson, Jancis; Harding, Julia; Vouillamoz, José. Wine Grapes.2012.

Créditos das fotos: Facebook da VAENI










Comentários