Notícias da enosfera... Segredo para o terroir pode estar nas bactérias, dizem os cientistas

Idas e Vinhas

Hoje a revista Decanter publicou um estudo relacionado a terroir. 

"Ao nosso ver, esse estudo é um contraponto à corrente que promove o retorno aos vinhos mais naturais, com mínima interferência humana - mais vinha e menos adega." (opinião Idas e Vinhas). 

Leia o estudo abaixo e tirem as suas próprias conclusões.

Pesquisadores americanos publicaram um estudo sugerindo que as características associadas ao terroir podem ter mais a ver com microrganismos encontrados no sistema radicular das videiras do que com o solo em que elas crescem.


As descobertas, feitas pelo Argonne National Laboratory, em Illinois e publicadas na revista American Society for Microbiology, levantam a possibilidade de que o manejo das bactérias no solo irá fornecer um meio para moldar o caráter e o gosto de um vinho.

Segundo o pesquisador do Argonne, Jack Gilbert, "Os viticultores vêm, ao longo de milhares de anos, selecionando as melhores regiões para cultivar uvas, mas a ciência ainda é pouco compreendida”. Ele acrescentou "(É claro que) as bactérias possuem intrincadas associações com as plantas que afetam a resistência às doenças, a tolerância ao estresse e a produtividade".

O estudo foi realizado em videiras da casta Merlot cultivadas em cinco diferentes vinhedos em North Fork, Long Island. Amostras de solo, raízes, folhas, flores e uvas foram analisadas durante o período de crescimento, e todas as espécies bacterianas foram identificadas e seus genes foram sequenciados. O microbioma de New York foi então comparado com a Merlot de Bordeaux e da Califórnia, resultando em espécies bacterianas semelhantes.

A maioria das espécies bacterianas encontradas na videira também estavam presentes no solo em que eram cultivadas, indicando que o solo funciona como um reservatório para as bactérias.

Dr. Paul Chambers, pesquisador de biociência no Australian Wine Research Institute, falou o seguinte sobre o estudo: "Se um viticultor pode moldar o estilo do vinho de maneira controlada, gerindo o seu microbioma e a sua vinha de forma orientada, abre-se o caminho para que os enólogos possam moldar de forma mais eficaz os seus vinhos para atender às demandas do mercado".

Gilbert acrescentou: "Do ponto de vista da indústria do vinho, terroir vem da fisiologia da planta, a natureza química das uvas, e das leveduras responsáveis pela fermentação”.

"Não temos evidências de que as bactérias estão contribuindo especificamente para o terroir, mas o próximo passo é descobrir como essas bactérias estão afetando a química da planta”.

“Infelizmente o perfil do sabor é uma área altamente subjetiva, e obter resultados pode demorar um pouco mais - mas este é exatamente o caminho que estamos seguindo.”

Comentários