Provamos e aprovamos... Domaine la Haute Févrie - Muscadet de Sèvre-et-Maine Sur Lie 2010

Idas e Vinhas

O Domaine "la Haute Févrie" fica cerca de 18 km a sudeste de Nantes, bem no meio da denominação de origem protegida Muscadet Sèvre et Maine, considerada a melhor sub apelação da AC Muscadet, no Vale do Loire.


Hoje a propriedade tem 30 hectares de vinhas da casta branca Melon de Bourgogne, todos sob a denominação Muscadet Sèvre et Maine. Os vinhedos são divididos em quarteis considerando os diferentes tipos de solo, sendo os mais comuns de argila, sílica e cascalho. 
Idas e Vinhas
Idas e Vinhas
Idas e Vinhas

A Melon de Bourgogne resulta em vinhos de caráter mineral com toques cítricos, além de leve efervescência (Jancis Robinson). A tradição de envelhecimento com as próprias borras acrescenta sabor ao vinho, já que a Melon é considerada neutra. 

Idas e Vinhas

O manejo dos vinhedos tem por base a viticultura sustentável, sem a utilização de fertilizantes químicos, com controle de rendimento e colheita manual.

Vamos ao vinho?
Vinhedos de 35 anos, 100% Melon de Bourgogne, maturação em contato com as leveduras durante 7 meses e é engarrafado com elas. 12% de álcool.

Cor amarelo palha de média intensidade. No exame olfativo apresentou aromas bastante finos, intensos e persistentes com notas minerais, florais e cítricas (limão), camomila e mel. Já no gustativo é de corpo leve, fresco, macio e o álcool está em equilíbrio. Final de boca muito persistente com fundo levemente cítrico.

É um vinho diferente, que deve expressar as características da Melon de Bourgogne e do seu terroir. Os especialistas falam que uma das características de um Muscadet de Sèvre-et-Maine Sur Lie é o aroma evidente de Almíscar. Como não possuímos este aroma em nossas memórias olfativas, não podemos afirmar se é verdade ou não.

Devido à sua alta acidez e mineralidade, é perfeito para acompanhar pratos de frutos do mar e, provavelmente, maravilhoso com ostras.

Nota IV: 86
R$96
Importadora: Zahil
Idas e Vinhas

* Crédito da fotos: Domaine la Haute Févrie

Comentários