Idas e Vinhas Wine Club

terça-feira, 2 de junho de 2015

Aconteceu... Degustação Casa Flora - Nimbus x Don Nicanor

Idas e Vinhas

A última Quinta-Feira, 28 de Maio de 2015, foi noite de um clássico e sempre empolgante desafio entre Chile e Argentina, mais especificamente entre linhas premium de dois produtores de peso. De um lado a chilena Viña Casablanca com a linha Nimbus e do outro a Nieto Senetiner com Don Nicanor.
Idas eVinhas
Idas e Vinhas

Viña Casablanca
Viña Casablanca iniciou suas operações em 1992, com 55ha em Santa Isabel, no extremo sul do Vale de Casablanca, Chile. Considerada uma vinícola boutique, produz as linhas Cefiro, Nimbus, El Bosque, o ícone Neblus e o espumante 'blanc de blancs' Brut.

A linha Nimbus tem rótulos tintos e brancos, todos varietais. Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürstraminer entre os brancos e Syrah, Cabernet Sauvignon, Carmenére, Merlot e Pinot Noir entre os tintos.

Hoje a vinícola boutique faz parte de um dos principais grupos vitivinícolas do Chile, o Carolina Wine Brands

Nieto Senetiner
A Nieto Senetiner é indiscutivelmente um dos pilares da história vinícola da Argentina. Sua fundação remonta a 1888, por imigrantes italianos, e em 1969 foi adquirida pelas famílias Nieto e Senetiner. São 400ha de vinhas localizadas em Lujan de Cuyo, Mendoza.

A Nieto Senetiner produz 4 linhas com diversos rótulos em cada uma: a superpremium Don Nicanor, Nieto Senetiner, Emília e Benjamim.

Para esse desafio Abel selecionou a linha Don Nicanor, que traz tanto blends como varietais (entre eles, o da uva autóctone Bonarda). 

Como de costume, a mesa estava primorosamente arrumada, com frios Josep Llorens, bacalhau Dias, queijo Manchego, azeite de oliva espanhol Marquês de Tomarese água mineral Voss completavam a recepção. Lá pela metade do desafio foi servida uma massa ao molho pomodoro muito bem preparada pela chef Vilma.
Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?
A sequência escolhida trouxe o Chile primeiro: 
Nimbus Sauvignon Blanc 2013
Idas e Vinhas

Nimbus Pinot Noir 2012
Idas e Vinhas

Nimbus Carmenére 2011
Idas e Vinhas

Nimbus Merlot 2011
Idas e Vinhas

Nimbus Cabernet Sauvignon 2012
Idas e Vinhas

Em seguida, Argentina:
Don Nicanor Chardonnay/Viognier 2012
Idas e Vinhas

Don Nicanor Bonarda 2010
Idas e Vinhas

Don Nicanor Malbec 2012
Idas e Vinhas

Don Nicanor Cabernet Sauvignon 2011
Idas e Vinhas

Don Nicanor Blend 2010
Idas e Vinhas

E quem venceu o desafio? Em termos de tamanho e produção, a Nieto Senetiner assume a liderança, pois a Casablanca ainda conserva o conceito boutique. Mas quanto à qualidade é difícil dizer pois ambos os produtores são realmente bons. Mas creio que ficamos com a Viña Casablanca dessa vez, pelo Sauvignon Blanc e, de modo geral, pelo equilíbrio. 

Sem dúvida uma excelente seleção. Nosso top 3:
1. Nimbus Sauvignon Blanc 2013
2. Nimbus Merlot 2011
3. Don Nicanor Blend 2010
Idas e Vinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...