Aconteceu... Degustação Casa Flora - Toscana

Idas e Vinhas

A região italiana da Toscana brilhou na última Quinta-Feira, 25 de Junho de 2015, em noite de degustação na Casa Flora. Foram 10 rótulos muito bem selecionados que formaram um belo panorama dessa região onde a Sangiovese reina em plenitude.

A Toscana, juntamente com o Piemonte e o Vêneto, forma a tríade de ouro do vinho na Itália. É o berço de algumas das denominações mais famosas do mundo: Chianti Classico, Chianti, Brunello de Montalcino, Vino Nobile de Montepulciano, Morellino di Scansano, Carmignano, Vernaccia di San Gimignano...

E sem falar dos Supertoscanos, grande vinhos que fogem às regras rígidas de produção explorando outras castas e que têm como expoentes Solaia, Tignanello, Felsina...


Idas e Vinhas

Idas e Vinhas

Em noite de casa cheia, Abel Mendes iniciou os trabalhos com 2 brancos (pois nem só de Sangiovese é feita a Toscana!) e uma série tinta de respeito. Os produtores escolhidos (Poderi del Paradiso, Val delle Rose, Villa Cerna, Camigliano) confirmaram a fama toscana de produzir grandes vinhos.

Idas e Vinhas

Vamos aos vinhos?

Idas e Vinhas

100% Vernaccia di San Gimignano. 13,5% de álcool. Sem madeira, fresco e muito aromático!
Idas e Vinhas

Maremma Toscana DOC. 85% Vermentino. 13% de álcool. Sem madeira, leve e fresco.

Idas e Vinhas

90% Sangiovese. 13,5% de álcool. Corpo médio, aromas de frutas negras. Passa 5 meses em barricas de carvalho e mais 3 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Idas e Vinhas

Val delle Rose Morellino di Scansano Riserva DOCG 2009
90% Sangiovese. 14% de álcool. Boa estrutura e acidez, aromas de frutas negras, especiarias e café. Passa 12 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 10 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Idas e Vinhas

95% Sangiovese, 5% Colorino. 13% de álcool. Corpo médio, aromas florais e frutados. Passa 09 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 08 meses em garrafa antes de ser comercializado.
Idas e Vinhas

95% Sangiovese, 5% Colorino. 13,5% de álcool. Boa estrutura, aromas florais, frutados, e de chocolate. Passa 14 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 10 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Idas e Vinhas

100% Sangiovese. 14% de álcool. Taninos macios, aromas frutados e amadeirados. Passa 06 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 06 meses em garrafa antes de ser comercializado.
Idas e Vinhas

100% Brunello. 14% de álcool. Estruturado, taninos macios, aromas frutados e amadeirados. Passa 24 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 24 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Idas e Vinhas

100% Brunello. 14% de álcool. Bom corpo, taninos macios, aromas frutados adocicados, amadeirados e de café. Passa 24 meses em barricas de carvalho e pelo menos mais 24 meses em garrafa antes de ser comercializado.

Idas e Vinhas

50% Merlot, 50% Cabernet Sauvignon. 14,7% de álcool. Encorpado, taninos agradáveis, aromas de frutas maduras, café e tabaco. Passa 16 meses em barricas de carvalho.

Idas e Vinhas

Ótima noite!!

Nosso top 3:
Poderi del ParadisoSaxa Calida Rosso IGT Toscana 2005
CamiglianoBrunello di Montalcino DOCG 2005
Val delleRose Morellino di Scansano Riserva DOCG 2009

Idas e Vinhas

Nós também conduzimos uma degustação muito agradável na Casa Flora com vinhos da Toscana. Veja como foi aqui.

Comentários