Aconteceu...Winebar com Brunello da Casanova de Neri

Idas e Vinhas


O Winebar de 18 de Agosto de 2015  propiciou uma ótima experiência para os apreciadores de vinhos italianos em geral e da afamada Sangiovese em particular.
Idas e Vinhas
Em conversa animada, Daniel Perches recebeu Giacomo Neri, proprietário da Vinícola Casanova di Neri, produtor da região de Montalcino e cujos vinhos degustados são trazidos com exclusividade ao Brasil pela Expand.

Giacomo assumiu o negócio da família a partir de 1991, 20 anos após a fundação. Todos os vinhos são feitos a partir de uvas de vinhedos próprios. São 7 rótulos no total, cuja produção foi planejada em função dos diferentes solos e microclimas da propriedade.

A vinícola fica na aclamada região italiana de Montalcino, na Toscana, cujo expoente é o Brunello di Montalcino.

Idas e Vinhas

O Brunello di Montalcino, feito exclusivamente a partir de um clone da Sangiovese (a Brunello), é um vinho DOCG. Para tanto, além de outras exigências, deve passar por pelo menos 5 anos de maturação sendo 2 anos em barricas de carvalho para a versão Rosso. Os Riserva devem permanecer no mínimo 6 anos em maturação e 6 meses adicionais em garrafa.

O vinho que provamos durante o Winebar não tem a denominação Brunello di Montalcino DOCG. É um Sant’Antimo DOC, denominação criada para abrigar os supertoscanos locais. Ou seja, são vinhos que podem utilizar outras castas além da Sangiovese.

Os vinhos degustados por Daniel e Giacomo foram:
Rosso di Casanova di Neri – IrRosso 2012 (esse foi o vinho que recebemos)

Vamos ao vinho?
IrRosso 2012
Sangiovese e Colorino. 13,5% de álcool.

O IrRosso (expressão toscana para Rosso, tinto) tem como proposta ser um vinho menos complexo e de preço menor em relação aos demais vinhos da Casanova di Neri. Pronto para beber ainda jovem e versátil para acompanhar diferentes estilos de comida (queijos, massas, carnes...). A primeira safra foi lançada em 2006.

Colheita manual e fermentação com leveduras nativas, em cubas de aço. Estagia entre 12 e 15 meses em barricas de carvalho não novas. A ideia aqui é “arredondar” o vinho preservando os aromas frutados.

Vermelho rubi escuro, com reflexos granada. Aromas intensos e persistentes, destacando-se rosas e violetas, frutas vermelhas maduras, cerejas (em calda), baunilha, chocolate e pimenta do reino. De corpo médio e taninos bastante presentes mas ainda assim agradáveis. Final longo, muito intenso e persistente, sobressaindo em boca aromas florais e terrosos.

Idas e Vinhas

Nota IV: 87.
Importadora: Expand
Preço informado: R$ 180,00

Veja como foi a degustação e saiba mais sobre os vinhos assistindo ao video: Winebar com Casanova di Neri

Comentários