Enocuriosos... Bebericando por aí - Anuva Wines - Buenos Aires – Argentina

Idas e Vinhas

Se você está em Buenos Aires e não pretende (ou não pode) dar uma "esticadinha" até Mendoza ou Salta para conhecer, na fonte, os vinhos produzidos pelos “hermanos”, mas ainda assim quer viver uma experiência "eno-platino-gastronômica", há uma boa opção no bairro mais boêmio da capital argentina.


A Anuva Wines é uma espécie de representante e boutique de vinhos argentinos que oferece degustações e harmonização com agendamento prévio (não se trata de uma loja com acesso livre). Gostamos da proposta e achamos que valia à pena tentar esta experiência fora de uma vinícola (vocês sabem que o nosso “barato” é degustar “in loco”).

Todo o contato para reserva é feito pela internet, pelo sítio virtual. Há cobrança de metade do valor (feito pelo número do cartão de crédito – que você deverá fornecer nessa ocasião). Feito isso, eles te mandam um e-mail confirmando a reserva e informando o endereço (que é meio "secreto"). Apesar do “segredo”, é bem fácil chegar à Anuva, que fica a poucas quadras da Plaza Serrano, no emblemático e “descolado” bairro do Palermo Soho.

Ao chegarmos lá, fomos recepcionados pelo simpático Diego e apresentados aos demais brasileiros que participariam daquela experiência à mesa conosco: uma família de São Paulo e um casal de Pernambuco, todos muito simpáticos (para a data e o horário pretendidos, só havia a possibilidade do tour em português).

No programa são oferecidos 5 vinhos nacionais com harmonização de pratos/quitutes (a maioria típicos) preparados ali mesmo e, na ocasião da nossa visita, criados pelo próprio Diego, que se inspirou na culinária regional para fazer as harmonizações com os vinhos que nos seriam apresentados. À propósito (e muito interessante): há opções para celíacos - basta avisar essa condição no momento da sua reserva. Na ocasião em que lá estivemos, Diego havia preparado pães e massas especiais para uma das participantes que, como ele, tinha restrições à ingestão de derivados de trigo.

Os vinhos são apresentados: o guia explica a origem de cada um, mostra no mapa onde foi produzido, informa algumas características climáticas, geológicas e culturais da região, fala do produtor etc... E cada vinho é acompanhado de um "comes" específico. Queijos, pães, embutidos e patês, depois uns canapés, uma empanada de carne (que não poderia faltar, claro), um prato picante à base de milho (muito saboroso) e, por fim, trufas de chocolate meio amargo - tudo adequado a cada vinho. E tudo muito bom!

O melhor (ou não...) dessa história toda é que você acaba “trocando figurinha” também com os demais participantes sentados à mesa e, como éramos todos brasileiros (e o brasileiro tem um jeitinho todo especial de ficar à vontade), houve momentos em que o pobre do Diego "sobrou" na conversa (especialmente a partir do 3º ou 4º vinho, quando já estávamos mais "soltinhos")... Mas o rapaz levou tudo na maior fineza e, com muito jogo de cintura, conduziu a apresentação até o final.

É "mais passeio" ou é "mais vinho"?

É mais passeio.

Dos vinhos degustados, nenhum chegou a nos surpreender ou nos agradar “em cheio”. Os vinhos eram corretos mas não apresentavam bom custo x benefício – para os nossos padrões. Trouxemos apenas o espumante Las Perdices Extra Brut, porque o achamos "especial" (bem diferente de outros que já havíamos provado) e, como não encontramos outro espumante com o qual compará-lo (dentro do nosso parco rol de conhecimento a respeito de espumantes), consideramos que valia o investimento pelo quesito "diferencial".

Agora... A oportunidade de provar vinhos com "comidinhas" típicas, de ouvir dicas de harmonização e informações sobre os vinhos, os pratos e suas regiões, poder conversar sobre o que estávamos degustando e comparar com a produção no Brasil (já que éramos todos enocuriosos brasileiros à mesa), poder "jogar conversa fora" sobre dicas de atrações na cidade portenha (o que, aliás, o pessoal da Anuva também adora fazer)... Enfim, tudo isso "junto e misturado" tornou a nossa tarde muito agradável e especial! É sem dúvida, um bom passeio!

 ¡Salud!

 Enocuriosos
*foto do Dagô.

Comentários