Enocuriosos... Bebericando por aí – Esencia Uruguay – Montevidéu

Idas e Vinhas


Nos dois últimos anos os Enocuriosos estiveram em Montevidéu durante o verão para apreciar o carnaval local e, se possível, curtir alguma vinícola das tantas naquele país – famoso pela tannat. Infelizmente, visitar bodegas no Uruguai sem contratar uma agência de turismo não é das tarefas mais fáceis (o que dará origem a uma nova série sobre esse país aqui no blog) e, por isso, por uma questão de praticidade, propostas como a da Esencia Uruguay nos chamam a atenção. Já havíamos observado a loja em 2015, mas não tivemos tempo de disfrutar das suas ofertas àquele momento. Este ano, ao retornar ao encantador ‘paisito’, nos aventuramos a conhecê-la.

A Esencia Uruguay tem como proposta ser uma boutique de vinhos produzidos exclusivamente no Uruguai. Há também venda de uma marca de azeite (igualmente local) e chocolates artesanais. Além disso, um grande atrativo da casa (ao menos para nós) é poder degustar boa parte da produção de vinhos finos do país sem precisar se aventurar por Carmelo, Canelones ou Punta Ballena. Cabe ressaltar, entretanto, que a Esencia Uruguay é, primeiramente, uma loja e, como tal, tem por principal atividade a venda de vinhos aos turistas (que, em alguns momentos, chegam em “bando”) e cremos que sua localização é estratégica para atingir seu objetivo (está localizada no Peatonal Sarandí, 359).

A proposta da casa é oferecer três tipos de degustação diferentes: Degustación Premium (3 taças de vinho com aperitivos), Degustación Aceite de Oliva (3 tipos de azeite com pão) ou Degustación de Chocolates (chocolates acompanhados de café e licor). Como enocuriosos que somos, fomos de Degustación Premium. O diferencial positivo (e, por vezes, também negativo) da casa está justamente neste tipo de degustação: todos os dias são escolhidos (e disponibilizados) 3 rótulos diferentes do dia anterior. Assim sendo, deve-se considerar de imediato duas coisas: 1. Não é possível eleger os vinhos de sua degustação (a menos que compre uma garrafa inteira) e 2. Por outro lado, visitar mais de uma vez a Esencia Uruguay fará com que você, certamente, conheça mais sobre a produção local. Como o preço da degustação é bastante convidativo, não seria descabido visitar até mais de 2 vezes e fazer um “tour enológico” mesmo sem conhecer as bodegas.

É preciso dizer que o espaço destinado à degustação não é grande e o conforto não é o principal atributo – na verdade, são apenas 3 mesas com banquetas no canto da loja (que por sinal é muito bonita e organizada).

Idas e Vinhas

Não é necessário marcar um horário para degustar porque não há uma apresentação estruturada dos vinhos (com todas as informações que gostaríamos de receber se estivéssemos em uma vinícola). A proposta é conhecer um pouco mais sobre os vinhos e tirar algumas dúvidas. A senhora responsável pela loja (e que nos atendeu) fez uma explicação resumida sobre os vinhos com as características básicas de cada um, os acompanhamentos sugeridos e alguns dados sobre o produtor. Em nossa degustação provamos Tannat Rosé - 2015 (Bodega Artesana), Pinot Noir Reserva 2015 (Pizzorno Family Estates) e Tannat Gran Reserva - Ysern - 2012 (Bodegas Carrau).

Idas e Vinhas

Os petiscos são adequados, mas a quantidade é módica por demais (o que fez com tivéssemos que dosar cada mordida para não faltar acompanhamento frente à boa quantidade de vinho servida). O destaque é o azeite O'33 José Ignacio - Coupage Blancblend das espécies Frantoio e Leccino – muito bom e que não pudemos deixar de comprar (não devendo nada a um bom azeite italiano).

Idas e Vinhas

Quanto aos vinhos... foi interessante provar um rosé feito a partir da Tannat e que foi fermentado em madeira – sem dúvida a percepção é muito diferente do que comumente esperamos de um “rosado”. O Pinot Noir, a nosso ver, “pecou” um pouco pelo excesso de madeira (tanto em nariz como em boca), anulando a “delicadeza” que se espera de um pinot. Já o Tannat Gran Reserva não atendeu à expectativa para um vinho com 18 meses de envelhecimento em barrica.

De toda forma, consideramos a escolha dos vinhos para a degustação daquele dia bem interessante, pois propiciou conhecer um espectro bem variado da produção local e, principalmente, explorar alguns pontos extremos de nossa sensibilidade. É divertido também “investigar” a diferença de cores e “peso” de cada vinho.

Idas e Vinhas

Quando encerramos a prova, a senhora responsável pelo serviço se aproximou para conversar sobre nossas impressões e explicar um pouco mais sobre o estilo de cada vinícola – foi curioso ver que algumas de nossas percepções estavam perfeitamente alinhadas com o que o produtor pretendia para o vinho. Não dá para dizer que “acertamos tudo” ou mesmo que concordamos exatamente com o que nos foi explicado mas, sem dúvida alguma, foi um exercício interessante e construtivo. Por fim, conversamos um pouco sobre enoturismo e visita a bodegas. Aproveitamos para adquirir duas garrafas de bodegas que não poderíamos visitar durante nossa viagem. O destaque, digo, a grande aposta, fica por conta do único torrontés uruguaio que encontramos nas prateleiras (da Bodega Pisano) e que ainda iremos provar... (Mais adiante a gente volta para comentar sobre ele aqui...).

Idas e Vinhas

É "mais passeio" ou é "mais vinho"?

É mais passeio. Pelo preço da degustação, já esperávamos provar vinhos de categoria intermediária e, por isso, não podemos dizer que fomos surpreendidos com o que foi oferecido. O Tannat Rosé foi o destaque - o que, de certa forma, indica que os tintos não agradaram ao nosso paladar. Considerando a degustação como um passeio, é possível encontrar alguns bons argumentos que valorizam a experiência: a localização é ótima (você não precisa contratar um serviço de transfer para visitar a loja); os preços são muito bons; os horários, flexíveis; o atendimento, ainda que não seja dedicado e exclusivo, é atencioso e, o mais importante: a proposta de vender (e ofertar em degustações) somente vinhos uruguaios é realmente o grande diferencial e ponto positivo. Recomendamos a visita a todos aqueles que pretendam passear pela Ciudad Vieja e conhecer um pouco mais sobre os sabores locais. É provável que, em breve, nós mesmos estejamos de volta por lá, para conhecer e comprar outros vinhos.

¡Salud!

Enocuriosos
*fotos de Dagô e Simone.

Comentários