Vinhos do Sudoeste da França

Idas e Vinhas

Bebendo e aprendendo...
Faço parte de um grupo de degustação muito bacana, e em cada encontro um de nós fica encarregado de apresentar uma região vinícola e levar um rótulo que a represente. No último dia 07 de julho foi a minha vez e falei sobre o Sudoeste da França.

Escolhi essa região pois ela nem sempre recebe o valor que merece, já que fica ofuscada pela estelar Bordeaux. O vinho que levei foi o Château Mallevieille Cuvée Imagine 2010 (Montravel)

Ainda havia mais 3 rótulos das AOC Cahors, Madiran Pacherenc du Vic-Bilh. Vale destacar que as degustações são realizadas sempre às cegas.

Localização
Conhecido como "O canto escondido da França", a região Sudoeste encontra-se entre as montanhas dos Pireneus, tendo a Espanha ao Sul, a AOC Bordeaux ao norte, e a Oeste o Oceano Atlântico.

Idas e Vinhas

Seus limites estabeleceram-se visando mais a conveniência do que a lógica. Muitas apelações cultivam as mesmas cepas de Bordeaux e poderiam, não fosse por um acidente de geografia e história, ser incluídas naquela região. Um exemplo é a apelação de Bergerac, que foi uma importante área vinícola antes do Médoc começar a ganhar reputação. Na verdade, seu atual status de segunda classe deve-se mais aos esforços dos comerciantes de Bordeaux em discriminá-la do que a qualidade dos seus vinhos. Quando feitos com cuidado e habilidade competem bem com muitos de Bordeaux bem mais caros.

Idas e Vinhas

Números
28 AOC e 13 IGP
50.000 hectares de vinhedo
1.000 vinícolas privadas
23 cooperativas
20 comerciantes
450 milhões de garrafas
242 milhões de garrafas de vinho branco
208 milhões de garrafas de vinhos tintos e rosés
30% AOC
45% IGP
25% dos vinhos sem IG

As Castas
Brancas
Arrufiac
Baroque
Chenin Blanc
Colombard
Courbu Blanc & Petit courbu
Gros Manseng
Loin de l'oeil
Mauzac
Ondenc
Petit Courbu
Petit Manseng
Picpoul
Sauvignon Blanc
Ugni Blanc

Tintas
Cabernet Franc
Cabernet-Sauvignon
Cot ou Malbec ou Alxerrois
Duras
Fer Servadou
Gamay
Merlot
Négrette
Prunelard
Syrah
Tannat

As apelações
28 AOC (Appellation d'Origine Contrôlée)
1.    Bergerac
2.    Brulhois
3.    Buzet
4.    Cahors
5.    Coteaux du Quercy
6.    Côtes de Bergerac
7.    Côtes de Duras
8.    Côtes de Millau
9.    Côtes du Marmandais
10. Entraygues le Fel
11. Estaing
12. Floc de Gascogne
13. Fronton
14. Gaillac
15. Irouleguy
16. Jurançon
17. Madiran
18. Marcillac
19. Monbazillac
20. Montravel
21. Côtes de Montravel e Haut Montravel
22. Pacherenc du Vic-Bilh
23. Pécharmant
24. Rosette
25. Saint-Mont
26. Saint-Sardos
27. Saussignac
28. Tursan

13 IGP
1.    Agenais
2.    Ariège
3.    Aveyron
4.    Comté Tolosan
5.    Coteaux de Glanes
6.    Côtes de Gascogne
7.    Côtes du Lot
8.    Côtes du Tarn
9.    Gers
10. Landes
11. Lavilledieu
12. Périgord
13. Thézac-Perricard

As AOC mais conhecidas:
Madiran: uma das poucas apelações que produz tintos da casta Tannat. Se no passado eram um tanto rústicos, hoje estão bem mais agradáveis devido a melhores práticas de produção e o uso de outras castas (Fer, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon). Costumam precisar de tempo em garrafa para serem consumidos em sua melhor forma.

Cahors: apelação de 4200 hectares localizada a sudeste de Bergerac. A principal uva cultivada é a Côt, ou Malbec ouAlxerrois e algumas parcelas de Tannat. Os solos são semelhantes aos de Bordeaux (argilo calcário). Os melhores vinhedos estão localizados nos terraços às margens do Rio Lot.

Monbazillac: região de brancos elaborados com as castas Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle. Também produzem brancos de sobremesa botrytis.

Jurançon: vinhos brancos feitos com a Gros Manseng, Petit Manseng e Courb. Os vinhedos estão plantados nos sopés dos Pirineus, ao redor da cidade de Pau. Vinhos frescos e aromáticos (secos e de sobremesa).

Bergerac: Localizada ao sul de Bordeaux, os vinhedos das 80 comunas da região localizados ao longo do rio Dordogne, o mesmo que flui por Bordeaux, compartilham a mesma influência Atlântica no clima, embora com temperaturas ligeiramente mais quentes.
As castas empregadas são em sua maioria as mesmas de Bordeaux.

Montravel: região muito pequena que segue o rio Dordogne, a oeste, até o limite entre os departamentos do Gironde e Dordogne. Os brancos são feitos com Semillon e Sauvignon Blanc. Os tintos com Cabernet Sauvignon, Cabernet Frac, Malbec e Merlot.

Vamos aos vinhos?
90% Malbec e 10% Tannat. 14% de álcool.
Amadurecimento em barricas novas de carvalho para 1/3 do volume e barricas de 1 e 2 anos para o restante, durante 12 a 14 meses. O engarrafamento acontece em junho e a comercialização em setembro.

Cor vermelho rubi com reflexos granada. No nariz mostrou aromas muito intensos, finos e persistentes de violeta, ameixa, cassis, amora, funcho, terra molhada, pelica e baunilha. Em boca é encorpado, destacam-se as notas de ameixa, baunilha e tabaco. Muito bom equilíbrio entre álcool, acidez e taninos e seu final de boca é muito persistente.

Nota IV: 91
Média grupo: 89,7

Idas e Vinhas

55% Merlot, 15% Malbec, 15% Cabernet Franc e 15% Cabernet Sauvignon. 13,9% de álcool.

Cor vermelho rubi com reflexos granada. Em boca apresentou boa diversidade de aromas finos, intensos e persistentes de ameixa, violeta, cassis, mirtilo, groselha, louro, funcho, anis, pimenta, couro e café. Em boca é equilibrado, encorpado, com taninos marcantes e elegantes. Final de boca e retrogosto muito persistente destacando-se as notas frutadas.

Nota IV: 88
Média grupo: 87

Idas e Vinhas

90% Tannat e 10% Cabernet Sauvignon. 14,5% de álcool. Amadurecimento durante 12 meses em barricas de carvalho 50% novas e 50% usadas.

Cor vermelho rubi. Aromas muito finos, intensos e persistentes, com notas florais de rosas, framboesa, groselha, ameixa, louro, anis e café. Em boca é harmônico, encorpado, sobressaindo as notas de frutas vermelhas e café, os taninos estão bem presentes mas não incomodam. Aroma de boca muito intenso e persistente.

Nota IV: 90
Média grupo: 88

Idas e Vinhas

90% Petit Manseng -  10% Petit Courbu. 13,5% de álcool. Fermentação seguida de afinamento de nove meses em barricas novas de carvalho francês, com bâtonnage das borras por seis meses.

Cor amarelo ouro. No exame olfativo apresentou notas muito finas, intensas e persistentes de flor de laranjeira e jasmim, manga, pêssego, damasco, tangerina, maracujá, baunilha e mel. Em boca é doce e encorpado, está redondo, com acidez viva e as notas das frutas de polpa amarela e o mel ganham amplo destaque. Seu final de boca é muito persistente com retrogosto frutado e levemente tostado.

Maravilhoso!!!

Nota IV: 95
Média grupo: 93,7

Idas e vinhas

Comentários