Notícias da enosfera... Vinicultores franceses enfrentam a pior geada em 25 anos

Idas e Vinhas

Produtores relatam danos generalizados em Bordeaux, Borgonha e Champagne, com alguns perdendo toda a safra de 2017.

 Idas e Vinhas

A última semana de abril está sendo dramática. Os vinhedos das regiões de Bordeaux, Borgonha e Champagne foram severamente castigados pelas consecutivas noites de geada, sendo a pior a que aconteceu hoje (28/04/17). Somente os vinhedos localizados nas encostas e platos se salvaram. Segundo os produtores, essa foi a pior geada desde 1991.

Nessa época do ano, na Europa, as videiras estão muito vulneráveis. É quando começam a liberar os seus primeiros brotos. Estão despertando do estado de dormência. 

Idas e Vinhas

Segundo Xavier Couman, presidente do sindicato de vinhos e destilados de Bordeaux, estima-se que praticamente 50% da safra de 2017 foi perdida.

Em Bordeaux, Pomerol e Saint-Emilion (margem direita) foram as regiões mais afetadas. Pessac-Léognan, Graves e parte do Médoc (margem esquerda) foram poupadas.

Já na Borgonha os produtores de Chablis fizeram o que estava ao seu alcance para tentar amenizar os estragos da geada. Acender fogueiras (conhecidas como velas) entre as parcelas de vinhedos foi a opção mais comum e que trouxe os melhores resultados. As comunas mais atingidas foram Maligny, Lignorelles e Ligny-Le-Chatel e algumas partes de Beines e Courgis.


Em Champagne, a estratégia foi pulverizar água nas vinhas quando a temperatura caiu o suficiente para criar uma camada protetora de gelo, isolando os brotos vulneráveis da planta.

Idas e Vinhas

Enquanto os produtores de Champagne ainda avaliam a extensão dos danos em seus 81 mil hectares de vinhedos, o grupo de comércio local CIVC (Comité Interprofessionnel du Vin de Champagne) estima que 25% da safra foi comprometida.

Embora seja muito cedo para relatórios oficiais, ainda levará tempo para avaliar e contabilizar os danos.

*Fonte: Wine Spectator

Comentários