Idas e Vinhas na estrada... Espanha 2018 - o roteiro

foto original Idas e Vinhas

Muitas são as maneiras de aprender sobre vinhos. A internet tornou possível o acesso a uma quantidade enorme de informação sobre todos os aspectos desse universo. Castas, regiões, produtores, notas de degustação, aplicativos, sites especializados... tudo à distância de um click!

Mas, para mim, a maneira mais rica de aprender é viver a experiência de visitar (fisicamente) uma região vinícola, vivenciar o conceito de terroir e conversar com as pessoas responsáveis por produzir um determinado vinho que nos encanta. É a materialização de um roteiro muitas vezes planejado e desenhado no mapa, e o avanço pelo caminho traçado é gratificante e muitas vezes traz emoções inesperadas!


Esse post é o primeiro de uma série que documenta essa incrível viagem à Espanha vinícola. Foi a segunda que fiz com amigas da confraria feminina de Maringá. Ou seja, a outra metade do Idas e Vinhas não pôde ir dessa vez... e chamamos esse grupo de Happy Wine Women.

Iniciamos o planejamento em Janeiro de 2018, com o primeiro esboço das regiões e vinícolas que gostaríamos de visitar. Definida a duração aproximada da viagem e outros detalhes, a viabilidade e logística foram novamente encomendados à competente e dedicada Sayra Chipicóski.

Claro que não conseguiríamos encaixar todas as vinícolas da lista em uma viagem de 2 semanas, mas algumas premissas foram fundamentais desde o início: passarmos pelas principais regões vinícolas na Espanha e, sem medir esforços, visitar as icônicas Dominio de Pingus, Vega Sicília e Álvaro Palácios. A emoção que a confirmação das visitas à Pingus e a Vega Sicília nos trouxe foi grande, já que ambas não recebem visitantes em geral. E foram visitas emocionantes, cada uma à sua maneira. Já quanto à Alvaro Palácios, teve que ficar para outra vez...


Regiões percorridas:

Chegamos por Madrid, em 29 de abril, e seguimos em uma espécie de arco Oeste-Leste até o retorno por Barcelona, em 11 de maio. Em termos de regiões vinícolas, passamos por Ribeira del Duero, La Rioja, Navarra, Priorato e Penedés.


fonte: Wine Folly

Vinícolas visitadas:
Dominio de Pingus

E essas experiências apenas confirmaram o caráter agregador que o vinho proporciona. Afinal, uma das confreiras é minha irmã! Mas como o interesse pelo vinho se desenvolveu em nossas vidas e nos aproximou ainda mais será tema de outro post...


foto original Idas e Vinhas

Comentários