Notícias da enosfera... Lançamento de luxo em Champagne


www.idasevinhas.com.br

A prestigiada casa de Champagne Charles Heidsieck, fundada em 1851, lança agora em Novembro uma edição limitada de caixas contendo exemplares de cada safra já elaborada de seus Blanc des Millénaires, chamada Coleção Crayères.


São apenas 150 caixas distribuídas globalmente, e cada caixa contém uma garrafa das safras 1983, 1985, 1990, 1995 e 2004 do renomado “Blanc de blancs”, elaborado a partir de uvas Chardonnay provenientes de vinhedos “grands crus” de Cramant, Avize, Oger, Le Mesnil-Sur-Oger e Vertus. Dos 319 vilarejos produtores em Champagne, apenas 17 recebem a mais alta classificação, Grand Cru.



www.idasevinhas.com.br

Stephen Leroux, diretor executivo da Charles Heidsieck, declarou: “Liberar esses tesouros de nossas adegas é algo extraordinário. A Coleção Crayères é um exercício de equilíbrio: possibilitar que apaixonados por vinho tenham acesso a garrafas tão raras e ao mesmo tempo preservar um estoque disponível para as próximas gerações.”

As Crayères são típicas da região de Champagne. São pedreiras calcárias interligadas que foram escavadas pelos romanos para extração das pedras que pavimentariam as estradas do Império. Para não danificar a superfície as escavações eram subterrâneas, com uma espécie de áreas de escape cônicas. Séculos mais tarde os monges de Champagne passaram a utilizar as Crayères como cozinhas, adegas e para cultivo de champignons. Em nosso tempo, há época das duas grandes guerras, serviram como refúgio e hospital da resistência.


Hoje as Crayères, com sua rede de túneis de cerca de 33km, são utilizadas como adegas de casas de 1a grandeza como a própria Charles Heidsieck, Ruinart e Taittinger, onde as preciosas garrafas ficam descansando por décadas.

Tivemos a oportunidade de visitar em 2017 as Crayères da Ruinart e da Taittinger e  são impressionantes. O trabalho de preservação e embelezamento é constante e se tornaram uma grande atração.

Comentários