Wine Spectator Top 100 2018


Todos os anos a revista americana Wine Spectator lança a lista dos 100 melhores vinhos degustados pela equipe da revista - o Wine Spectator Top 100.

A primeira edição do prestigiado ranking foi lançada em 1988. Naquela época, o mundo do vinho era muito diferente do que é hoje. Não havia essa infinidade de rótulos e a quantidade de vinícolas era bem menor.

Apenas para ter uma ideia da dimensão da empreitada, em 2018 foram analisados mais de 15 mil rótulos, e destes mais de 5.500 receberam 90 pontos ou mais obedecendo os critérios abaixo:

A escolha dos vinhos é baseada em 4 itens:

1. Qualidade: representada pela nota dada ao vinho.

2. Valor: preço do vinho quando lançado (não pode ser muito caro). A média dos valores dos Top 100 foi de $43 e a nota WS 93, ou seja, uma razão custo/benefício bastante favorável.

3. Disponibilidade: quantidade de caixas produzidas ou importadas pelos EUA.

4. X-factor: "the excitement", as sensações transmitidas pelo vinho quando provado. Em 2013 foi dada maior ênfase a fator, valorizando singularidade ou autenticidade.

O ranking serve de base também para outro evento excepcional organizado pela revista e que ocorre anualmente em Outubro: a Wine Spectator's New York Wine Experience. Só participam vinhos com notas superiores a 90.


Abaixo a lista dos TOP 100 2018





Comentários