Degustação: Abel Pinchard Pouilly-Fuissé


 
Hoje escolhemos um vinho francês branco e leve, já que o almoço seria um belo pargo assado.

Região francesa de Mâconnais
Localização da AOC Pouilly-Fuissé
Escolher um vinho entre as centenas de rótulos disponíveis não é tarefa fácil. E se falamos de vinhos franceses, fica ainda mais difícil, com a super complexa classificação das inúmeras AOC, os nomes semelhantes de produtores que podem levar a alguns enganos...enfim, ter uma loja de confiança e com bons profissionais para nos orientar é fundamental.


créditos da foto: http://www.scottpaul.comFelizmente, o Abel Pinchard produzido na AOC Pouilly-Fuissé, Borgonha, se revelou uma boa escolha, um vinho simples mas correto. A appelation de Pouilly-Fuissé é parte do enorme distrito de Mâconnais, e produz cerca de 6 milhões de garrafas de vinho branco ao ano. Os brancos são feitos unicamente da casta Chardonnay, e sua qualidade varia de vinhos simples com pouca ou nenhuma madeira até grandes vinhos envelhecidos em carvalho que fazem de Pouilly-Fuissé uma das regiões vinícolas mais famosas do mundo. Devido à grande variedade de terroirs e técnicas de vinificação, os brancos podem ir do amarelo palha ao amarelo ouro, com aromas mais ou menos frutados, de minerais, manteiga (nos que passaram pela fermentação malolática) e mel nos vinhos de guarda.

Abel Pinchard 2009
  
O vinho, leve e refrescante, harmonizou muito bem com o peixe assado com cebolas, tomate concassé, pouco alho, sal e um pouco de vinho branco (Santa Carolina). Com a técnica do papillote, o peixe vai assando lentamente em seu próprio suco....uma delícia!

Muito bem, vamos às nossas impressões sobre o vinho...

Notas de degustação:
Bela cor amarelo ouro, típica de chardonnay. No nariz, muito fragrante, com notas de flores brancas (jasmim, flor de laranjeira), frutas frescas (abacaxi, maracujá) e um toque de hortelã. Na boca, agradavelmente fresco, de médio corpo. Bastante equilibrado, com a sensação de álcool na medida certa, final intenso e persistente. A ausência de aromas de manteiga e baunilha ou tostados sugerem um vinho que não passou pela fermentação malolática completa e não passou em madeira. Um vinho já pronto para ser degustado.

Nota: 84. Bom, um vinho sólido e bem feito.

O Rótulo
Vinho: Abel Pinchard
Tipo: Branco
Casta: Chardonnay
Safra: 2009
País: França
Região: Pouilly-Fuissé
Produtor: Loron & Fils
Graduação: 13%
Preço Médio: R$ 99,95 (achamos caro) na Planeta Sonho. Importado pela Casa Flora.
Temperatura de Serviço: 13ºC

Comentários

Postar um comentário