Provamos e aprovamos...Haras de Pirque Character Syrah 2009


Viña Haras de Pirque
Sábado passado (03/11/2012) foi dia de encontro da Confraria Grand Reserva e o tema da noite foi “Vinhos do Chile”.

Estava uma noite bastante agradável de comemoração. Celebramos o retorno de Mario Trano (Mondo Vinho) de suas férias pela Europa e também o aniversário do nosso querido Monsieur Martins. A noite prometia!


Cada um dos confrades selecionou cuidadosamente seus exemplares, e isso assegurou a qualidade indiscutível dos vinhos ali presentes. Aqui cabe um comentário que o Monsieur Martins me confidenciou na semana anterior: “Se prepare que eu vou pegar pesado!!”.

Os vinhos da noite foram os seguintes (na ordem do serviço):
1. Ventisqueiro Queulat Sauvignon Blanc Single Vineyard 2010
2. Valdivieso Pinot Noir Single Vineyard 2010
3. Ventisquero Grey Glacier Cabernet Sauvignon Single Block 2009
4. Montes Alpha Carmenère 2008
5. Miguel Torres Cordillera Reserva Privada 2007
6. Haras de Pirque Character Syrah 2009
7. Montes Alpha Syrah 2007
8. Tabali Reserva Especial 2008
9. San Pedro Kankana del Elqui Syrah 2007
10. Château la Bouade Sauternes 2009 (França)
Chile - as estrelas da noite!!
As estrelas da noite - se vocês notarem as luzes ficaram bem sobre os 2 que mais gostamos
Os vinhos que mais gostamos foram o Montes Alpha Carmenère 2008 e o Haras de Pirque Character Syrah 2009 (foi o vinho que levamos e ficamos muito contentes com o resultado).

A Viña Haras de Pirque só conhecíamos de nome e de algumas matérias em revistas e na Internet. Também nunca tínhamos provado os vinhos produzidos por ela.

Mapa vitivinícola do Chile
Mapa vitivinícola do Chile
A Haras de Pirque foi fundada em 1991 pelo empreendedor e engenheiro químico Eduardo Matte que adquiriu a propriedade de 600ha na parte sudoeste de Pirque (Maipo – os tintos dessa região estão entre os melhores do Chile) a apenas 35km da capital Santiago. Sua intenção era construir uma grandiosa vinícola e expandir a criação de cavalos puro sangue existente na região. Foi assim que ele iniciou o plantio das primeiras videiras, nas proximidades do haras.

O interessante é que Eduardo não conhecia absolutamente nada sobre criação de cavalos e muito menos sobre vitivinicultura. Todo o seu conhecimento foi adquirido através de estudos, visitas a haras (Kentuchy – EUA) e adegas pelo mundo e foram assessorados por pessoas que tinham o conhecimento técnico para obter sucesso.

A bodega foi construída ao lado de uma colina, ocupa 5.300 metros quadrados e produz 1,5 milhão de litros de vinho ao ano.

A vinícola está preocupada com o meio ambiente e procura seguir o cultivo orgânico dos seus vinhedos. Esta é a visão de Eduardo a respeito:

Nós produzimos seres vivos, que são os cavalos. Eles têm de comer pastos limpos, tomar águas puras e ar puro. Assim, já temos um condicionamento neste lugar que nos obriga a ter um ambiente puro. Por isso, temos de ser limpos, verdes. Também acreditamos que trabalhando assim a uva expressa realmente o terroir.”

Haras de Pirque

Desde 2004 60% dos 143ha de vinhedos são conduzidos de forma orgânica. O projeto é para que até o final de 2014 seja obtida a certificação para 100% dos vinhedos. (veja aqui o post sobre a degustação de vinhos orgânicos que promovemos em Outubro).

Em 1994 a vinícola resolveu criar a identidade visual dos seus rótulos bem como da própria vinícola. Foi quando surgiu a idéia criativa e inovadora de design em forma de ferradura.

Haras de Pirque
Arquitetura inovadora e moderna


Hoje a vinícola produz 5 rótulos sendo o Albis o top e o Character o 3º vinho.
A vinícola também inovou vinificando os seus vinhos tops em tonéis de carvalho de 20 mil litros de capacidade. O vinho se beneficia deste método devido a oxigenação do sumo em contato com a madeira.
Haras de Pirque
A bela cave subterrânea
O vinho Albis é resultado de uma bem sucedida joint venture entre o Marquês Piero Antinori (Tignanello) e Eduardo que surgiu em 2002 quando Antinori esteve no Chile e visitou a vinícola e falou “Eduardo, se quiser fazer um vinho como Almaviva, façamos juntos”, e assim nasceu o projeto Albis.

A batuta do vinho fica por conta da enóloga Cecilia Guzmán (39 anos) que está na vinícola desde 1999.

Já o Haras de Pirque Character Syrah 2009 que degustamos no sábado teve produção de 1.200 caixas, foi medalha de ouro no “Catad’ Or Challenge”, Chile - 2010 e recebeu 91 pontos no guia Descorchados 2012.

Haras Character Syrah 2009
A estrela da noite

De uma parcela que se eleva sobre a vinícola, a 800m de altitude (2,1ha plantados em 1999), vem este Syrah que é maduro e encorpado, com boa acidez. Os vinhedos de onde vêm as uvas para este vinho são mais quentes (por conta de sua maior exposição ao sol) e por isso são colhidas mais cedo, em Abril.

Este vinho foi uma grande surpresa a todos e, definitivamente, entrou para a nossa lista dos melhores do Chile!

Essa foi mais uma etapa do aquecimento para a viagem enológica que faremos ao País, e sobre a qual em breve começaremos a postar os detalhes aqui no blog. Não percam!!

Abaixo 2 vídeos bem bacanas sobre a vinícola:

Por Prende Gonzalo Vergara




Literaturas pesquisadas para este post:

Viña Haras de Pirque
Descorchados 2012
Revista Adega edição nº 35
Os Segredos do Vinho – José Osvaldo Albano do Amarante

Comentários

  1. Bom Dia. Após a visita neste post, acabei adquirindo 4 garrafas deste Haras de Pirque Character Syrah 2009, por cerca de 65 Reais cada garrafa, já com o frete incluso.

    Obrigado pela dica, e ótimo post.
    Sucesso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Aprendiz Gourmet! A Haras de Pirque produz mesmo vinhos muito bons e com ótimo custo benefício.

      É muito gratificante receber esse tipo de feedback. Nos motiva a melhorar cada vez mais o blog.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário