Provamos e aprovamos... R. López de Heredia - Viña Tondonia Gran Reserva 1991

Idas e Vinhas

A Rioja é uma das mais prestigiadas regiões vinícolas da Espanha.
É na Rioja onde a Tempranillo reina como casta de base (tipicamente 70% ou mais) para os tintos. Grenache, Mazuelo e Graciano são as demais castas utilizadas. Essa mescla, aliada a rígidas regras de produção, conferem aos vinhos as condições ideais para evoluírem com elegância durante muito tempo.

 Idas e Vinhas
É justamente o sistema de envelhecimento que torna os vinhos da Rioja tão particulares. Para auxiliar os enófilos inciantes a identificá-los segue uma explicação básica sobre os Rioja tintos:

Um Rioja joven é um vinho que não passou ou passou no máximo 12 meses em barricas de carvalho. Pode ser comercializado assim que foi engarrafado.

Um Rioja crianza só pode ser comercializado no seu terceiro ano, após pelo menos 12 meses de barrica e 6 meses envelhecendo na garrafa, devendo permanecer na bodega pelo menos 24 meses.

Um Rioja reserva deve ser armazenado na bodega por pelo menos 36 meses. Desses 36 meses, pelo menos 12 devem ser de barrica e outros 12 meses em garrafa.

O Rioja gran reserva é produzido apenas em safras particularmente boas. Só podem ser comercializados no 6º ano, com pelo menos 24 meses em barricas e outros 36 em garrafa. Possuem excepcional potencial de guarda.

Vamos ao vinho?

O Viña Tondonia é produzido pela bodega R. López de Heredia, cuja história remonta há cerca de 136 anos.

O vinho que degustamos, ViñaTondonia Gran Reserva 1991, passou 9 anos em barricas e foi produzido com uma mescla de 75% Tempranillo, 15% Garnacha e 10% de Mazuelo e Graciano.

Tratando-se de um vinho de 22 anos, optamos por decantá-lo para separar eventuais sedimentos. Veja aqui post sobre o assunto.

Idas e Vinhas

De cor muito brilhante e sem sedimentos, podemos dizer que se trata de um vinho mais antigo apenas pela cor vermelho-alaranjado.

Idas e Vinhas

No nariz, mais boas surpresas. Estávamos esperando apenas os aromas de evolução como couro e pelica, que nem sempre agradam a todos. Mas fomos surpreendidos por aromas de frutas vermelhas (framboesas, morangos) e frutas secas (ameixas e figos), além de certo frescor de menta. Ou seja, um vinho de 22 anos que apresenta aromas primários, secundários e terciários só pode ser um vinho de excepcional qualidade, que não se degusta todo dia!

Em boca também surpreendeu. De médio corpo, a acidez bastante presente e o álcool na medida (12%) mantiveram alto nível de equilíbrio com os taninos ainda marcantes. Os aromas de boca foram menos intensos que os sentidos no nariz, mas foram confirmados. Nossa conclusão é que nesse estágio é um vinho maduro, com talvez umpouco mais tempo de guarda mas que não necessariamente ficará melhor. Então, para quem possui essa safra, é o momento para abrir!

WS 90. Nossa nota: 91,5.

Dica de harmonização: assado de tiras Red Angus com ervas aromáticas (ficou ótimo!).

Idas e Vinhas

Este é um daqueles vinhos que sempre vale a pena ter na sua adega.
Preço: 90 USD, na Sherry Lehmann de Nova Iork (comprado em 2011).

Comentários