Aconteceu... Degustação Kuentz-Bas na ABS RJ – 09 de Julho de 2013

Idas e Vinhas

Ontem Jeremy Bas esteve na ABS para apresentar um pouco da história da vinícola da sua família, localizada na Alsácia (já fizemos um post sobre a vinícola aqui)

Idas e Vinhas

Foi a oportunidade para conhecermos 4 vinhos da linha básica Tradition e 2 da intermediária Collection. São vinhos simples, feitos para o dia a dia. A vinícola produz uma linha de vinhos de guarda, provenientes de vinhedos grand cru, que infelizmente não fizeram parte da degustação.

Jeremy iniciou os trabalhos nos apresentando o seu Crémant D’Alsace Collection Chardonnay.
Este espumante repousa nas garrafas durante 18 meses antes de ser comercializado. Com aromas delicados de leveduras e notas tostadas . Em boca apresentou boa quantidade de agulhas e a acidez conferiu correto equilíbrio, convidando a uma nova taça.

Riesling Tradition 2011
Apresentou notas de flor de laranja e jasmim, um toque vegetal, frutas de polpa branca (lichias e maçã verde). Em boca é seco, fresco e leve, as notas cítricas e minerais são confirmadas. Com boa acidez e de final agradável.
Nossa nota: 87

Muscat Collection 2010
No nariz surgem aromas de casca de laranja, especiarias frescas (funcho e hortelã), um leve toque de mel e pedra de isqueiro. No palato é fresco, com boa mineralidade e a acidez é viva.
Nossa nota: 88

Pinot Gris Tradition 2009
Com notas de mel, pêssego e pêra, pimenta do reino e um leve defumado. Em boca é fresco, elegante e equilibrado. Final agradável, com intensidade média.
Nossa nota: 84

Gewürztraminer Tradition 2010
Uma explosão de aromas delicados e envolventes: maçã, rosas, pêra, damasco fresco, chá, flor de laranja e alguma nota vegetal. Em boca apresenta boa acidez e os sabores proporcionados pelos aromas são confirmados. Com final de boa persistência e retrogosto levemente tostado.
Nossa nota: 86

Pinot Noir Tradition 2010
De cor rubi claro, quase diluída (não é defeito, mas sim uma característica da região). As primeiras notas são das frutas vermelhas frescas e adocicadas, em seguida surgem os vegetais (musgo e cogumelos), e um leve mineral. No quesito acidez, deixou um pouco a desejar. Taninos pouco presentes, até mesmo para um Pinot Noir. De média persistência e final levemente amargo. Vinho simples, mas correto.
Nossa nota: 82

Idas e Vinhas

Comentários